A Campanha Nacional de Multivacinação vai até 31 de outubro no Ceará, após o prazo ser estendido, conforme divulgou nesta terça-feira (17) a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A divulgação acontece na data do Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro.
Até 16 de outubro, o Ceará havia administrado um total de 203.657 doses da vacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos durante a campanha, que ocorreu de 30 de setembro a 14 de outubro. No Dia D da campanha, em 7 de outubro, a população recebeu 93.318 imunizações. Os números foram fornecidos pelas secretarias municipais de Saúde de 170 municípios cearenses e consolidados pela Sesa.
O objetivo principal da Campanha é atualizar o estado de vacinação do público-alvo, expandir a cobertura de imunização e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram erradicadas ou controladas. Ao longo da mobilização, profissionais de saúde revisaram e atualizaram 326.405 cadernetas de vacinação.
Ana Karine Borges, coordenadora da Coimu, enfatizou que as baixas taxas de cobertura vacinal representam um risco para o estado, uma vez que podem levar à reintrodução de doenças. Portanto, estratégias adicionais são necessárias para alcançar aqueles que não foram vacinados. As atividades realizadas durante a campanha permitiram avaliar as áreas com maior vulnerabilidade e expandir o acesso à vacinação para todo o público-alvo, adaptando as ações às necessidades de cada região.
A Coordenadoria de Imunização da Sesa (Coimu) destaca que uma variedade de vacinas está sendo oferecida durante a campanha, abrangendo doenças como hepatite A, hepatite B, pentavalente, pneumocócica, poliomielite inativada, poliomielite oral, rotavírus humano, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, DTaP (difteria, tétano e coqueluche), tetraviral, HPV, meningocócica ACWY, bem como a vacina contra a covid-19.
Durante a campanha, a Secretaria de Saúde do Ceará implementou uma série de ações coordenadas para recuperar a cobertura vacinal, fortalecer a prioridade da vacinação em colaboração com as autoridades municipais, garantir a eficácia dos serviços de vacinação e enfrentar a hesitação vacinal.
O Ceará dispõe de mais de 2.500 postos de vacinação e, em Fortaleza, foi ampliado o atendimento ao público-alvo aos sábados, incluindo unidades como Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana, Cidade Mais Infância e a Estação das Artes.
Em 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, data que tem como sentido realçar a importância da imunização na prevenção de doenças.
Leia também | Campanha Nacional de Multivacinação é lançada no Ceará nesta segunda-feira (2)
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<