troca de farpas

PT e Embaixada de Israel no Brasil trocam acusações sobre guerra no Oriente Médio

Embaixada israelense reagiu a uma nota do PT na qual condenou os ataques do Hamas e se referiu ao Estado de Israel como genocida contra o povo palestino.

Compartilhe:
17 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

O Partido dos Trabalhadores (PT) e a Embaixada de Israel no Brasil trocaram acusações em relação à guerra no Oriente Médio. As farpas começaram após o PT divulgar, nesta segunda-feira (16) uma resolução em que condenou os ataques do Hamas e se referiu ao Estado de Israel como genocida contra o povo palestino.

PT e Embaixada de Israel no Brasil trocam acusações sobre guerra no Oriente Médio
Foto: Reprodução

“O PT condena, desde sua fundação, todo e qualquer ato de violência contra civis, venham de onde vierem. Por isso, condenamos os assassinatos e sequestro de civis, cometidos tanto pelo Hamas quanto pelo Estado de Israel, que realiza, neste exato momento, um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra”, diz um trecho do documento.

O partido ainda declarou apoio à atuação do governo brasileiro e ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de um cessar-fogo e pelo cumprimento das definições da ONU, que também não classificou o Hamas como grupo terrorista.

No documento, o PT afasta a possibilidade de aproximação com o grupo e diz manter relações partidárias unicamente com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e com a Autoridade Nacional Palestina sediada em Ramallah.

Embaixada de Israel no Brasil rebate

Nesta terça-feira (17), a Embaixada de Israel no Brasil emitiu um comunicado criticando a resolução do PT sobre a guerra no Oriente Médio. No texto, a Embaixada lamentou que o partido tenha comparado as ações do grupo palestino Hamas com as operações do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

“Qualquer pessoa que pense que o assassinato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas é uma posição política, ou que se trata apenas de uma luta política legítima, possui uma extrema falta de compreensão da atual situação. É muito lamentável que um partido que defende os direitos humanos compare a organização terrorista Hamas, que vai de casa em casa para assassinar famílias inteiras, com o que o governo israelense está fazendo para proteger os seus cidadãos. Deve ser feita uma forte separação entre a organização terrorista Hamas e os palestinos”, diz o texto.

No fim da tarde desta terça-feira, o PT comentou as acusações da embaixada israelense afirmando que condenou tanto os ataques realizados pelo Hamas como por Israel. O partido lembrou ainda do recente bombardeio a um hospital de Gaza de deixou pelo menos 500 mortos.

“O Diretório Nacional condenou, sim, “os ataques inaceitáveis, assassinatos e sequestro de civis, cometidos tanto pelo Hamas quanto pelo Estado de Israel”. E advertiu que a retaliação do governo de Israel configura “um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra”, como o corte de água potável, energia, alimentos e remédios, além de bombardeios contra a população civil. Por volta das 15h30 de hoje, enquanto a Embaixada de Israel divulgava sua nota contra o PT, pelo menos 500 civis eram assassinados no bombardeio a um grande hospital em Gaza. Quem representa no Brasil o governo que fez um ataque desta natureza não tem autoridade moral para falar em direitos humanos”, se manifestou o PT.

O partido classificou rechaçou ainda acusação de apoiava as barbaridades ocorridas no conflito do Oriente Médio que já deixou milhares de mortos.

“Afirmar que o PT considera “o assassinato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas luta política legitima”, como faz a nota da embaixada, é uma atitude inaceitável por parte de quem tem a responsabilidade de representar no Brasil um país amigo. É um ataque injustificável a um partido que ao longo de sua história abriga militantes palestinos, árabes e judeus e defende a coexistência dos Estados de Israel e da Palestina”, conclui a nota.

Leia também | Cid Gomes visita sede do PT e discute alianças para as eleições municipais de 2024

> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.