zona de guerra

150 brasileiros ainda aguardam para ser repatriados em Gaza e Israel

No total, 120 desses brasileiros estão em Israel e 30 estão em Gaza, em meio à escalada do conflito. Já foram resgatados 1.137 brasileiros.

Compartilhe:
18 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

Há, atualmente, 150 brasileiros aguardando repatriação em Israel e na Faixa de Gaza, em meio à escalada dos conflitos na região. O governo federal já retirou, até o momento, um total de 1.137 brasileiros do local, por meio de seis voos realizados desde o dia 10 de novembro. As ações integraram a primeira fase da Operação Voltando em Paz.

150 brasileiros ainda aguardam para ser repatriados em Gaza e Israel
Foto: Reprodução

Dos 150 cidadãos ainda na zona de guerra, 120 estão em Israel e 30 estão em Gaza. Duas aeronaves estão preparadas para ir buscar os brasileiros que restam, conforme informou a gestão federal.

O último voo, transportando 221 brasileiros, deixou a área de conflito e tem previsão de chegada ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (18). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista coletiva realizada em Brasília, anunciou o encerramento da primeira fase da operação, destacando que as ações priorizaram a segurança durante o transporte, fornecendo veículos para levá-los das áreas centrais de Jerusalém e Tel Aviv até o aeroporto. Além disso, ressaltou que toda a operação contou com o acompanhamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, o Itamaraty ainda aguarda uma oportunidade de resgatar os brasileiros que ainda permanecem na Faixa de Gaza, que tem sido alvo de bombardeios diários por parte de Israel. O ministro informou que Lula entrou em contato com o presidente do Egito, El-Sissi, e que ele próprio falou com o ministro do Exterior do Egito, solicitando apoio para a evacuação dos brasileiros assim que a passagem estiver disponível.

Para isso, uma aeronave KC-390 e uma KC-30 estão em prontidão, uma em Roma, na Itália, e outra no Rio de Janeiro, aguardando a composição das listas de brasileiros a serem repatriados pela Embaixada. Além dos nacionais, 15 estrangeiros de países latino-americanos, incluindo Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai, também pediram assistência ao Brasil para deixar a região de conflito.

O ministro Mauro Vieira ressaltou que a prioridade inicial foi dada aos cidadãos brasileiros nos primeiros voos, mas está programada a inclusão de 15 estrangeiros no último voo da primeira fase, permitindo que retornem a seus países de origem a partir do Brasil. (Com informações da Agência Brasil)

Leia também | Proposta do Brasil sobre guerra entre Israel e Hamas é rejeitada na ONU após veto dos EUA 

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.