Ícone do site Portal GCMAIS

HSM disponibiliza atendimento psicológico a pacientes com câncer de mama em outubro

HSM disponibiliza atendimento psicológico a pacientes com câncer de mama em outubro

Foto: Milena Fernandes / HSM

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Messejana, vai ofertar até o fim deste mês atendimento psicológico emergencial para pessoas com diagnóstico de câncer de mama. A ação faz parte do cronograma de atividades da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) para a campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de acolher pacientes diagnosticados com a doença.

O Plantão Psicológico do HSM, conforme a Secretaria de Saúde, é um serviço pautado na perspectiva da Psicoterapia Breve Focal, com o principal objetivo de fazer escuta terapêutica para sanar as dores emocionais mais emergenciais.

“O número de sessões é reduzido, justamente pelo fato de haver um foco maior e varia entre três e quatro sessões. Ao final desse breve processo, a demanda é novamente avaliada e pode ser sanada ou estabilizada. Desse modo, ainda havendo necessidade de cuidados, o paciente é encaminhado para o serviço de psicoterapia”, explica a coordenadora de psicologia do Hospital de Saúde Mental, Juliana Murta. “O apoio psicológico é suporte para qualidade de vida e enfrentamento do medo”, conta ela, ainda.

O atendimento no HSM será direcionado para os pacientes com diagnóstico de câncer de mama, incluindo homens e mulheres, que precisarem de apoio psicológico. No Hospital, eles serão direcionados para o Plantão Psicológico. Os atendimentos acontecerão em duas sextas-feiras: dias 20 e 27 de outubro, no período da tarde, entre 13h e 18h. A Secretaria informa que não é preciso fazer agendamento antes de ir.

Segundo a psicóloga, o suporte psicológico ajuda o paciente a elaborar melhor as emoções e os pensamentos. “Através desse acolhimento especializado, é possível criar novas estratégias para se adaptar à realidade e vivenciar esse processo de tratamento. O apoio psicológico nesses casos surge como suporte para qualidade de vida e enfrentamento do medo, das angústias e incertezas que surgem com o diagnóstico”, diz ela.

Publicidade

Leia também | Dia Nacional da Vacinação: Campanha de Multivacinação vai até o fim do mês no Ceará

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile