Ícone do site Portal GCMAIS

Onda de calor se espalha pelo Brasil e temperaturas podem chegar a 45º C

Onda de calor se espalha pelo Brasil e temperaturas podem chegar a 45º C

Foto: Reprodução

A chegada de uma onda de calor ao Brasil nos próximos dias vai provocar um aumento significativo na temperatura de cidades da região Centro-Oeste, parte do Norte e Nordeste do país. No Ceará, as máximas devem se manter acima dos 30ºC.

Em Cuiabá, por exemplo, os termômetros devem marcar até 45º C. Para se ter uma ideia, o recorde histório de máxima, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de 44ºC em 30 de setembro de 2020.

A massa de ar instalada na América do Sul já mostrou seus efeitos na Argentina, onde de acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), as máximas à tarde atingiram 45,0ºC em Las Lomitas; 44,5ºC em Rivadavia e Presidencia Roque Sáenz Peña; 43,8ºC em Resistencia; 43,2ºC em Corrientes; e 41,5ºC em Formosa.

No Brasil, os termômetros devem indicar mais de 40ºC em cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, interior da Bahia, Oeste do Triângulo Mineiro, Maranhão, Piauí e pontos isolados do Pará e do Sudoeste do estado do Amazonas.

Cuidados durante períodos de altas temperaturas

a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante. Isso porque o nosso corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é muito importante. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

Publicidade

Confira, abaixo, outras orientações do Ministério da Saúde para manter a hidratação e proteção do corpo durante o período seco:

Hidratação é fundamental

Cuidados coletivos e em casa

Cuidados com a saúde

Proteja-se do sol e do calor

Leia também | Com onda de calor prevista para o país, Ceará deve ter máximas de até 35º; veja efeitos e saiba como se cuidar

> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

 

Sair da versão mobile