Evento contará com a participação de dois convidados especiais que possuem ampla experiência no setor
Evento online debate o potencial dos ‘Desertos de Notícias” como oportunidades no jornalismo
No próximo dia 26 de outubro, às 17 horas, será realizado um debate online que busca explorar as oportunidades decorrentes de uma realidade no Brasil: os chamados desertos de notícias. O evento contará com a participação de Sérgio Lüdtke, presidente da ProJor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e Luiz Henrique Matos, diretor de parcerias de notícias da Google na América Latina.
A Live será direcionada a publishers, jornalistas, redatores, editores, profissionais de jornalismo, estudantes e aqueles interessados na área de comunicação e mídia programática. O evento contará com a participação de dois convidados especiais que possuem ampla experiência no setor:
Marlise Viegas Brenol: Diretora editorial na Cartola Conteúdo e sócia da agência Cartola Conteúdo, pioneira na produção de conteúdo para mídia digital no Brasil. Marlise possui mais de 20 anos de experiência em jornalismo e comunicação e é pós-doutoranda no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital na UFBA.
Sérgio Lüdtke: Coordenador dos pesquisadores do Atlas da Notícia, com mais de 25 anos de experiência no mercado jornalístico, incluindo liderança em portais de notícias e revistas regionais e nacionais. Atualmente, Sérgio é presidente do Projor e atua como editor-chefe do Projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa para verificar informações falsas.
Luiz Henrique Matos: Diretor de parcerias de notícias da Google na América Latina, com vasta experiência em mídias digitais e relacionamento com grupos de mídia.
Desertos de Notícias e as Oportunidades
O termo “deserto de notícias” se refere a áreas ou regiões onde a presença de veículos jornalísticos é escassa, ou inexistente. No Brasil, o “Atlas da Notícia,” coordenado pela ProJor, mapeou esses municípios que carecem de informação jornalística. A sexta edição desse censo mostrou uma mudança significativa: menos municípios foram considerados desertos e mais cidades passaram a contar com pelo menos um veículo de comunicação jornalística para atender à população local. Esse monitoramento do mercado jornalístico destaca a necessidade de fortalecer o jornalismo, especialmente em canais de notícias online. Compreender esse mercado é fundamental para identificar oportunidades de expansão ou criação de novos empreendimentos.
Leia também | Mercado imobiliário do Ceará segue aquecido e com ótimas expectativas para o fim do ano
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.