CONFLITO INTERNACIONAL

Sétimo voo com 66 brasileiros saiu de Israel e segue para o Brasil

Operação Voltando em Paz já repatriou 1.135 pessoas

Compartilhe:
21 de outubro de 2023
Agência Brasil

O sétimo voo da Operação Voltando em Paz decolou, nesta sexta-feira (2), de Tel Aviv, em Israel, por volta do meio-dia no horário de Brasília. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-390 traz a bordo 69 passageiros e 9 animais de estimação. A previsão é de que o avião pouse no Rio de Janeiro às 13h30 da tarde deste sábado (20).

Sétimo voo com 66 brasileiros saiu de Israel e segue para o Brasil
Aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da FAB, pousou às 1h45 (horário de Brasília) com 215 brasileiros e 16 pets, após terem sido transportados em segurança das áreas de conflitos - Foto: Gov BR/ FAB

> >>Siga o GCMAIS no Google Notícias  << <

Entre os passageiros, há três bolivianas – uma mulher e duas filhas – que vieram a pedido do governo da Bolívia. Segundo o Itamaraty, “as cidadãs bolivianas foram incluídas no voo após constatado o não comparecimento de passageiros brasileiros”.

Até o momento, a operação do governo federal repatriou 1.135 brasileiros que manifestaram interesse em sair da região em guerra no Oriente Médio. Outros nacionais deixaram a região em voos comerciais.

Leia também |Atrações do Réveillon de Fortaleza 2024 serão anunciadas na terça-feira (24)

Ainda segundo o Itamaraty, o nono voo com a repatriação de brasileiros da zona de guerra deve partir de Tel-Aviv no próximo domingo (22). A expectativa da pasta é de que esse seja o último voo para repatriação de brasileiros de Israel.

“Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel”, diz a nota.

Há ainda um avião brasileiro estacionado no Cairo, capital do Egito, para atender os cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Eles aguardam autorização para atravessar a fronteira com o Egito. Até o momento, não há acordo para retirada deles.

Sétimo voo com 66 brasileiros saiu de Tel Aviv e segue para o Brasil

Foto: GOVBR/FAB

Repatriação

O Brasil retirou da região do conflito no Oriente Médio um total de 1.135 brasileiros por meio da Operação Voltando em Paz, iniciativa do governo brasileiro para trazer nacionais que desejam sair da zona de guerra. Outros 150 brasileiros continuam na região no aguardo da repatriação: 120 em Israel e cerca de 30 na Faixa de Gaza. Foram seis voos desde o dia 10 de outubro.

A operação inclui veículos para transportar os brasileiros das áreas centrais de Jerusalém e Tel Aviv até o aeroporto.

Há ainda 15 estrangeiros de países latino-americanos, da Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai, que solicitaram ajuda ao Brasil para deixar a região da guerra

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.