Ícone do site Portal GCMAIS

Policial penal é preso tentando levar drogas a presídio em Pacatuba

Policial penal é preso tentando levar drogas a presídio em Pacatuba

Foto: Divulgação

O policial penal Victor Matheus Távora foi preso em flagrante, na madrugada deste domingo (22), tentando transportar drogas para a unidade prisional em que ele trabalha, em Pacatuba. O material ilícito foi identificado por meio de unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) com cães farejadores.

O agente foi flagrado com 54 gramas de cocaína, 102 gramas de maconha, pacotes de papel seda e fósforos. A prisão ocorreu na unidade prisional da Pacatuba, da qual ele é agente plantonista. Logo após o flagrante, o policial penal preso foi conduzido para a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) para os procedimentos necessários.

A ação foi comandada pela Coordenadoria de Inteligência da SAP (Coint), com o apoio do Grupo de Ações Penitenciárias com Cães (GAP-Canil).

Em nota, a Controladoria Geral de Disciplina aponta que o suspeito foi autuado por tráfico de drogas (art. 33 e 35, da Lei 11.343) e corrupção passiva (art. 317 do Código Penal). O detento que receberia os entorpecentes também foi autuado em flagrante, na ocasião.

A Controladoria diz ainda que determinou a instauração de procedimento disciplinar contra o policial penal. O agente agora está à disposição da Justiça.

Publicidade

Em outros casos envolvendo crimes atribuídos a policiais penais, este ano, agentes vinham sendo afastados por suposta prática de coação aos presidiários. Em um caso que data de julho de 2023, um agente lotado também na Penitenciária de Pacatuba foi afastado de suas funções pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Conforme o TJ, o objetivo do agente seria evitar o sucesso de apurações iniciadas naquela unidade.

Leia também | Justiça afasta sexto policial penal após suposta coação de detentos de presídio no Ceará

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile