dia s

Secretaria realiza busca ativa de casos de sarampo no Ceará esta semana

O governo se movimenta, esta semana, em busca ativa para combater o sarampo no Ceará, com mobilização especial para esta quarta (25).

Compartilhe:
23 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza uma busca ativa e promove na próxima quarta-feira (25) o Dia S de Combate ao Sarampo, com objetivo de fortalecer as ações de combate a essa doença em todo o estado. A intenção é realizar uma coleta abrangente de informações de diversas fontes em todos os municípios e Regiões de Saúde.

Secretaria realiza busca ativa de casos de sarampo no Ceará esta semana
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A iniciativa compreende a identificação de prontuários clínicos e registros de atendimentos em unidades de saúde, bem como no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), com busca por registros institucionais que remontam aos últimos 30 dias, contados a partir do dia S.

Rebeca Porto, assessora técnica da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covep), aponta os três sintomas principais associados ao sarampo, destacando a necessidade de notificação nos casos suspeitos. Ela explica que “o sarampo manifesta-se inicialmente com o aparecimento de exantema, caracterizado por manchas avermelhadas na pele, acompanhado de febre. No entanto, se o paciente também apresentar tosse, conjuntivite ou coriza, a notificação do caso é indispensável.”

De acordo com Rebeca Porto, o Ceará não registra casos de sarampo há mais de um ano, com os últimos casos da doença tendo ocorrido ainda em 2021. Essas ocorrências foram observadas no município de Massapê (dois casos) e em Crato, onde um caso foi registrado em setembro.

O restabelecimento do certificado de eliminação do vírus do sarampo, perdido em 2019, é o objetivo principal dessas ações. Rebeca Porto enfatiza a importância da busca ativa como uma estratégia para reduzir as chances de “deixar passar” casos suspeitos de sarampo, especialmente porque existem outras doenças com sintomas semelhantes em circulação no Ceará, como a dengue e a chikungunya.

Após a semana de busca ativa, os dados coletados serão encaminhados ao Ministério da Saúde para comprovar a ausência de circulação do vírus do sarampo no estado. As estatísticas sobre a doença serão divulgadas pela gestão até o final da primeira semana de novembro.

Leia também | Novembrinho Azul: Campanha anual de saúde para meninos é aprovada no Brasil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.