Ícone do site Portal GCMAIS

Nanismo: Associação realiza na Praça do Ferreira ação contra o preconceito

Nanismo: Associação realiza na Praça do Ferreira evento contra o preconceito

Foto: Divulgação

Acontece nesta quarta-feira (25) uma mobilização da Associação de Nanismo Brasil (Annabra) contra o preconceito a pessoas com nanismo, na Praça do Ferreira. O ato marca a data do Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo, celebrado em 25 de outubro.

“Nós, da Annabra (Associação de Nanismo Brasil) fazemos todos os anos esse evento em lugares públicos com a iluminação verde, que é a cor que nos representa”, explica Lívia Vasconcelos, delegada da Annabra no Ceará. “A gente junta o maior número possível de pessoas com nanismo, e também pessoas que querem nos apoiar”, conta ainda, enfatizando que o momento servirá para reunir essas pessoas, trocar vivências e enfatizar a importância da data.

Este é o segundo ano em que o movimento acontece na capital cearense, com a primeira manifestação tendo ocorrido no ano passado, na Praça Portugal.

Ainda conforme Lívia, a movimentação é organizada “para que todos saibam que nós estamos sempre na luta contra o preconceito e contra o capacitismo. Porque somos pessoas como outra qualquer. Que a nossa condição, deficiência não nos define.”

A mobilização acontece a partir das 18h30, na Praça do Ferreira. A ação é de iniciativa da seção cearense da Associação de Nanismo Brasil (Annabra).

Publicidade

Data de 25 de outubro marca combate ao preconceito contra pessoas com nanismo

No Brasil, a data de 25 de outubro é uma homenagem ao renomado ator e ativista norte-americano, Billy Barty, que viveu entre 1924 e 2000. Billy Barty, um ícone da luta pelos direitos das pessoas com nanismo na década de 1950, fundou uma associação em prol dessa causa.

Mesmo com apenas 1,14m de altura na vida adulta, ele era frequentemente escalado para filmes e programas de televisão, atuando ao lado de artistas de estatura convencional. Além de seu talento, Barty era conhecido por sua impressionante energia e entusiasmo nas produções em que participava.

Nanismo, um transtorno que resulta na baixa estatura de uma pessoa em comparação com seus pares de mesma idade e sexo, é uma condição que se apresenta em dois tipos predominantes. O primeiro é o nanismo proporcional ou pituitário, no qual todas as partes do corpo são menores do que o padrão. Por outro lado, há também o nanismo desproporcional ou acondroplásico, uma síndrome genética que interfere no crescimento normal dos ossos longos, como o fêmur e o úmero, devido à aceleração do processo de ossificação das cartilagens que formam os ossos (ossificação endocondral). Isso resulta em um crescimento desigual das várias partes do corpo.

A importância da data é reconhecida pelo Ministério dos Direitos Humanos e pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Leia também | Manifestação de indígenas interdita trecho da BR-222 na manhã desta terça

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile