Ícone do site Portal GCMAIS

Terrorismo do Hamas não justifica que Israel mate milhões de inocentes, diz Lula

Terrorismo do Hamas não justifica que Israel mate milhões de inocentes, diz Lula

Foto: Reprodução / Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a resposta de Israel ao ataque realizado pelo grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, dizendo que o ato de terrorismo do Hamas não justifica que Israel mate “milhões de inocentes” em retaliação. O pronunciamento foi feito no programa semanal “Conversa com o Presidente”.

Na ocasião, ele também destacou que tem feito esforços para dialogar com líderes de diversos países, incluindo Israel, Autoridade Palestina, Egito, Irã, Turquia, França, Rússia e Emirados Árabes, com o objetivo de mediar uma solução para o conflito.

Lula destacou três principais objetivos em suas conversas com líderes internacionais: garantir um corredor humanitário para o envio de água, comida e medicamentos, assegurar o fornecimento de energia elétrica nos hospitais para possibilitar tratamentos médicos, e evitar a morte de mais crianças, enfatizando o impacto desproporcional que as crianças sofrem em conflitos armados.

Enfatizou a importância da busca pela paz e do diálogo contínuo para evitar o derramamento de sangue. Lula sublinhou que soluções pacíficas são alcançadas através de negociações, e não pela guerra.

Para o presidente, é fundamental que Israel mantenha o território demarcado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que os palestinos tenham o direito à sua própria terra.

Publicidade

Ele também mencionou a situação de brasileiros na Faixa de Gaza, incluindo mulheres e crianças, que estão aguardando repatriação em uma região próxima à fronteira com o Egito. Lula afirmou que já entrou em contato com o presidente do Egito para coordenar a repatriação desses brasileiros. (Com informações da Agência Brasil)

Leia também | Conflito entre Israel e Hamas já soma mais de 6 mil mortes desde o último dia 7

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile