empreendedorismo

Cartilha da Prefeitura de Caucaia orienta sobre como abrir empresa em até 5 minutos

A cartilha explica o processo para abrir uma nova empresa por meio da plataforma do Portal de Serviços da Junta Comercial do Ceará (Jucec).

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27 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

A Prefeitura de Caucaia publicou uma cartilha digital para orientar novos empreendedores sobre o processo de abrir empresa, mostrando passos para realizar o procedimento em até cinco minutos. A intenção é explicar uma forma simplificada para abrir novas empresas, em plataforma digital, por meio do Portal de Serviços da Junta Comercial do Ceará (Jucec).

Cartilha da Prefeitura de Caucaia orienta sobre como abrir empresa em até 5 minutos
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Conforme a cartilha, publicada pela Secretaria de Finanças de Caucaia (Sefin), a gestão municipal implantou a plataforma Empresa Mais Simples, visando “impulsionar o empreendedorismo local” e contrbuir “para a desburocratização e a melhoria do ambiente de negócios no município”.

Conforme o secretário de Finanças da cidade, Alexandre Cialdini, o objetivo da cartilha é divulgar o programa Empresa Mais Simples e tirar dúvidas dos empreendedores sobre como abrir uma nova empresa. “Nossa gestão tem implementado uma série de ações para aproximar o Fisco municipal da sociedade em geral. E a cartilha é uma delas. Estamos fortalecendo nossa comunicação com os contribuintes, abrindo mais canais de diálogo e utilizando uma linguagem simples e de fácil entendimento. Apostamos em iniciativas que promovam a cidadania fiscal. A parceria com a Jucec e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará) tem sido fundamental nesse processo.”

A cartilha pode ser acessada aqui.

Sobre o programa

O programa Empresa Mais Simples integra os dados dos órgãos tributários e de licenciamento estaduais e municipais por meio do Portal de Serviços da Jucec. Na plataforma, estão contemplados o registro mercantil da Junta Comercial; as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria Municipal de Finanças; os alvarás de funcionamento da Prefeitura; os licenciamentos ambientais e sanitários; e o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

O sistema abrange 215 atividades cadastradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), consideradas de baixo risco – que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano.

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