POR UNANIMIDADE

Desfiliação de Evandro Leitão do PDT é aprovada pela Justiça Eleitoral

Com a decisão, ele mantém o mandato como deputado estadual.

Compartilhe:
30 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

Nesta segunda-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) autorizou a desfiliação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, do PDT. A decisão foi unânime entre os magistrados que compõe a Corte. Com a decisão, ele mantém o mandato como deputado estadual.

Desfiliação de Evandro Leitão do PDT é aprovada pela Justiça Eleitoral
Foto: Reprodução/Instagram

Evandro Leitão comemorou a decisão da Justiça Eleitoral. “Foi uma vitória do bom senso e da democracia”, ressaltou.

“A decisão do TRE-CE desta segunda-feira (30) foi uma vitória do bom senso e da democracia. A Justiça Eleitoral compreendeu, de forma unânime, que meu pedido de desfiliação do PDT é legítimo, por estar respaldado na carta de anuência referendada pela maioria do diretório estadual do partido e nos fatos que comprovam que fui tratado de forma diferenciada pela legenda durante o pleito de 2022, sendo o único candidato eleito a não receber verba do fundo partidário”, escreveu em uma rede social.

Sobre o destino partidário após a saída do PDT, o presidente da Alece disse apenas que irá definir a futura sigla “com muita tranquilidade, respeitando os processos e considerando minhas identificações ideológicas pessoais e o projeto político do qual faço parte”.

“Olho para frente reafirmando que meu foco é seguir trabalhando na presidência da @Assembleia_CE com a missão de tornar o Parlamento cearense ainda mais acessível à população. Meu futuro partidário será decidido com muita tranquilidade, respeitando os processos e considerando minhas identificações ideológicas pessoais e o projeto político do qual faço parte”, concluiu.

Evandro Leitão já foi sondado para disputar prefeitura em 2024

O nome de Evandro Leitão já foi ventilado para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024 pelo PT. Além do Partido dos Trabalhadores, o PSB, presidido por Eudoro Santana, pai do ministro da Educação, Camilo Santana, também espera ter o deputado em seus quadros.

No fim de agosto, o presidente da Assembleia utilizou a tribuna da Casa para anunciar o pedido de desfiliação do Partido Democrático Trabalhista. Na ocasião, Evandro criticou a “perseguição” que, segundo ele, enfrentou dentro da legenda desde a campanha eleitoral de 2022.

Leia também | Projeto Ceará Sem Fome vai inaugurar mais 50 cozinhas nos próximos dias

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.