Ícone do site Portal GCMAIS

Sarto e Elmano decretam ponto facultativo na sexta-feira (3)

Sarto e Elmano decretam ponto facultativo na sexta-feira (3)

Foto: Divulgação / Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará

O governador do Ceará Elmano de Freitas e o prefeito de Fortaleza José Sarto anunciaram, nesta segunda-feira (30), que a próxima sexta (3) terá ponto facultativo no serviço público, tanto na esfera estadual quanto na municipal. Trata-se do dia seguinte ao feriado de Finados, que será celebrado na próxima quinta-feira (2).

Os dois gestores destacaram, ao divulgar o ponto facultativo, que ele não vale para o funcionamento das atividades essenciais no serviço público, como atendimentos de saúde em urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e fornecimento de água, entre outros.

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional, instituído pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, apesar de ser celebrado há décadas. A celebração de Finados é importante principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram.

Confira os pronunciamentos de Elmano de Freitas e José Sarto, publicados nesta segunda-feira nas redes sociais:

“Informo a todas e todos os cearenses que assinei o decreto que determina ponto facultativo na próxima sexta-feira (03/11), dia seguinte ao Feriado de Finados. A decisão vale para os órgãos da administração pública estadual. O documento, que será publicado no Diário Oficial do Estado, assegura o funcionamento das atividades essenciais, como Saúde, Segurança Pública e fornecimento de água, entre outros”, divulgou o governador Elmano de Freitas.

Publicidade

“Informo à população de Fortaleza que estou decretando ponto facultativo para servidores municipais nesta sexta-feira (3/11), em virtude do Dia de Finados, na quinta (2/11). A decisão estará no Diário Oficial do Município de hoje. Lembrando que o ponto facultativo não afeta o funcionamento de serviços essenciais, como: assistência de saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva-vidas”, disse, por sua vez, o prefeito José Sarto.

Leia também | Nova sede: Decon começa a atender segunda (30) no bairro Luciano Cavalcante

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Sair da versão mobile