Ícone do site Portal GCMAIS

Linha Leste do Metrô de Fortaleza terá obras aceleradas após assinatura de acordo

Linha Leste do Metrô de Fortaleza terá obras aceleradas após assinatura de acordo

Foto: Reprodução

A Linha Leste do Metrô de Fortaleza terá obras aceleradas após a assinatura de um acordo realizado nesta segunda-feira (30) para estabelecer regras e garantias ao seguimento dos trabalhos do empreendimento.

No documento assinado pela Seinfra e o consórcio construtor, junto à Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE) e à Casa Civil, há o entendimento para seguimento das obras civis e sistemas de alimentação de energia elétrica, telecomunicações, sinalização e controle, bilhetagem, ventilação e equipamentos de oficina da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O acordo seguirá para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Para o secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei de Sousa, o momento reafirma o interesse da gestão de executar a obra da Linha Leste em novo ritmo. “Este acordo atende a uma demanda por menor prazo para retomada e conclusão, com menor custo e riscos judiciais e técnicos ao projeto”, destacou o titular da Seinfra.

Atualmente, a obra conta com três frentes de serviços em andamento, nos canteiros das Estações Chico da Silva, no Centro; Colégio Militar; e Nunes Valente, onde até o fim de novembro a Seinfra vai liberar o tráfego na rua Tibúrcio Cavalcante, no bairro Aldeota.

O acordo visa alternativas seguras para o Estado e a garantia da execução da obra, bem como atende a novas exigências da Seinfra e leva em consideração o caráter indispensável da Linha Leste ao sistema metroviário de Fortaleza; o interesse do executivo em entregar, o mais breve possível, a obra; e a solução de entraves quanto à metodologia de execução.

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Linha Leste do Metrô de Fortaleza

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos. O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.

Leia também |Cariri começa a receber obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile