O Starbucks, franquia internacional que conta com a maior rede de cafeterias do mundo, não vai mais ter unidade instalada em Fortaleza, como estava previsto. Isso porque o grupo SouthRock, que controla a marca do Starbucks no Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial.
Entre os locais que receberiam unidades do Starbucks estão o Shopping RioMar, o North Shopping e o Shopping Iguatemi Bosque.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O pedido de recuperação judicial foi protocolado na 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo. Atualmente, o grupo SouthRock controla a marca Starbucks em nove estados brasileiros, tendo atingido essa marca no ano de 2018 e atuando no país desde 2006. A empresa também contrla, no Brasil, as marcas Subway e Eataly.
O pedido de recuperação judicial detalha que o Starbucks tem um faturamento bruto de R$ 50 milhões, representando uma parte relevante do fluxo de caixa consolidado da companhia, conforme apuração da Folha de S.Paulo.
Leia também | Uber Balão estreia na Capadócia e oferece 100 voos grátis
A crise vivida pelo grupo empresarial passa, entre outros pontos, pelos meses de fechamento determinados pela pandemia da covid-19 – no ano de 2020, o grupo chegou a ter queda de 95% nas vendas. O cenário se manteve nos dois anos seguintes, apesar de em reduções menores: 70% em 2021 e 30% em 2022, prejudicando o processo de recuperação da empresa no período pós-pandemia.
Em meio a isso, a SouthRock luta para tentar manter o direito de uso da marca Starbucks durante o período de recuperação judicial.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<