A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve como tema, na edição deste ano, a invisibilidade do trabalho do cuidado feito pelas mulheres no Brasil. O teste é aplicado neste domingo (5) em todo o Brasil, integrando a primeira metade do exame. O tema foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verifica-se que as mulheres destinam uma média de 21,3 horas por semana aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas, enquanto os homens contribuem com apenas pouco mais da metade disso: 11,7 horas.
Na redação do Enem, o estudante deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de relevância social, científica, cultural ou política. Os candidatos devem apresentar um ponto de vista sustentado por argumentos sólidos, organizados com coerência e coesão para formar um conjunto textual coeso. Além disso, é necessário propor uma intervenção social para o problema discutido no desenvolvimento do texto, garantindo o respeito aos direitos humanos.
Os candidatos inscritos no Enem fazem neste domingo (5) não apenas a prova de redação, mas também as questões de linguagens e códigos e ciências humanas. O início da prova ocorreu às 13h30, com o encerramento previsto para as 19h no horário de Brasília.
Para a elaboração da redação, são cobradas cinco competências no texto: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. (Com informações da Agência Brasil)
Leia também | Enem 2023: Metrô e VLT do Ceará funcionam gratuitamente neste domingo (5)
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<