Ícone do site Portal GCMAIS

Tema da redação do Enem 2023 trata do trabalho do cuidado feito pelas mulheres

Tema da redação do Enem 2023 trata do trabalho do cuidado feito pelas mulheres

Foto: Reprodução

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve como tema, na edição deste ano, a invisibilidade do trabalho do cuidado feito pelas mulheres no Brasil. O teste é aplicado neste domingo (5) em todo o Brasil, integrando a primeira metade do exame. O tema foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verifica-se que as mulheres destinam uma média de 21,3 horas por semana aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas, enquanto os homens contribuem com apenas pouco mais da metade disso: 11,7 horas.

Na redação do Enem, o estudante deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de relevância social, científica, cultural ou política. Os candidatos devem apresentar um ponto de vista sustentado por argumentos sólidos, organizados com coerência e coesão para formar um conjunto textual coeso. Além disso, é necessário propor uma intervenção social para o problema discutido no desenvolvimento do texto, garantindo o respeito aos direitos humanos.

Os candidatos inscritos no Enem fazem neste domingo (5) não apenas a prova de redação, mas também as questões de linguagens e códigos e ciências humanas. O início da prova ocorreu às 13h30, com o encerramento previsto para as 19h no horário de Brasília.

Para a elaboração da redação, são cobradas cinco competências no texto: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. (Com informações da Agência Brasil)

Publicidade

Leia também | Enem 2023: Metrô e VLT do Ceará funcionam gratuitamente neste domingo (5) 

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

Sair da versão mobile