A economia do cuidado pautou as redações do Enem 2023 e agora deve pautar votações na Câmara dos Deputados.
Câmara dos Deputados analisa projeto de Luizianne sobre economia do cuidado
O tema da redação do Enem 2023, que tratou sobre o trabalho do cuidado (economia do cuidado) feito pelas mulheres no Brasil, é assunto de um projeto tramitando atualmente na Câmara dos Deputados, de autoria da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT). O Projeto de Lei (PL) 638/2019 será pautado esta semana na Comissão de Defesa dos Direitos Mulher, na casa legislativa.

A proposta determina que a economia do cuidado seja incluída no Sistema de Contas Nacionais, para levantar dados e possibilitar subsídios de programas que visem a igualdade de gênero no Brasil. Também tem como objetivo implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias sobre a participação das mulheres no mundo do trabalho.
A economia do cuidado trata do trabalho não remunerado, que se realiza em casa, englobando a manutenção da casa e os cuidados com outras pessoas da casa, da família ou da comunidade. Já o trabalho doméstico e de cuidados não remunerado, pontua o projeto, trata das atividades domésticas e de cuidados realizadas sem remuneração e “fora da fronteira de produção da contabilidade nacional”
As atividades incluídas, conforme o texto em análise na Câmara, são as seguintes: I – Organização, distribuição e supervisão de tarefas domésticas; II – Preparação de alimentos; III – Limpeza e manutenção do domicílio e de bens; IV – Limpeza e manutenção de vestuário e calçados; V – Cuidado, formação e educação das crianças, incluídos o translado ao colégio e a ajuda na realização de tarefas escolares; VI – Cuidado de pessoas com deficiência, idosos e enfermos; VII – Realização as compras, pagamentos e trâmites relacionados ao domicílio; VIII – Organização, distribuição e supervisão das tarefas; IX – Realização de reparos no interior do domicílio; e X – Serviços para a comunidade e ajuda não remunerados a outros domicílios familiares parentes, amigos e vizinhos.
Redação do Enem 2023 trata da invisibilidade do trabalho de cuidado feito pelas mulheres
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve como tema, na edição deste ano, a invisibilidade do trabalho do cuidado feito pelas mulheres no Brasil. O teste foi aplicado neste domingo (5) em todo o Brasil, integrando a primeira metade do exame. O tema foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verifica-se que as mulheres destinam uma média de 21,3 horas por semana aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas, enquanto os homens contribuem com apenas pouco mais da metade disso: 11,7 horas.
Leia também | Enem 2023: Metrô e VLT do Ceará funcionam gratuitamente neste domingo (5)
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Motorista de aplicativo que trabalha 8h por dia em corridas passa em Medicina na Uece

Aprovados no Sisu 2025 podem fazer matrícula nas universidades até esta segunda-feira (3)

Sisu 2025: Confira a lista de aprovados na UFC
