Ícone do site Portal GCMAIS

Cunhado acusado de matar técnica de enfermagem que tentou defender a irmã deve ir a júri popular

Técnica de enfermagem é morta a tiros pelo ex-cunhado ao tentar defender a irmã

Foto: Reprodução

O homem acusado de matar a técnica de enfermagem Dulce Maria Araújo de Sousa, de 22 anos, em Varjota, no Ceará deve ir a júri popular nos próximos dias. Ainda não há uma data exata para ocorrer o julgamento, mas ele deverá acontecer ainda este ano em sessão a ser realizada na Comarca de Reriutaba. O crime aconteceu no dia 28 de setembro, na localidade de Jatobá.

Pedro Ivo de Lima Neto foi preso três dias depois do crime, em 1º de outubro, mesmo dia em que foi submetido a uma audiência de instrução e julgamento na Vara Única da Comarca de Reriutaba.

Logo que tomaram conhecimento sobre o caso, policiais civis da Delegacia Municipal de Varjota com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte iniciaram as buscas por ele.

Conforme as informações, o suspeito teria ido ao imóvel da ex-companheira para agredi-la, quando a vítima tentou defender e foi lesionada com disparos de arma de fogo. Ela foi socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Com o alvo devidamente identificado, os policiais civis seguiram com as buscas até capturá-lo no dia 1º de outubro. Após ser preso, ele foi conduzido para a unidade policial, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de feminicídio, lesão corporal e crime contra a liberdade pessoal. Ele encontra-se à disposição da Justiça.

Publicidade

Celeridade nas investigações

A resolução de casos envolvendo crimes de feminicídio tem ganhado mais rapidez em decorrência de uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em parceria entre os órgãos públicos para atuar no processo e no julgamento dos crimes dolosos contra a vida de mulheres (tipificados como feminicídio). O intuito é acelerar a investigação e julgamento desses crimes.

O programa “Tempo de Justiça Mulher”, anunciado em agosto deste ano, é uma extensão do já existente Tempo de Justiça, uma ação de parceria firmada entre o Poder Judiciário, o Governo do Estado, por meio da Vice-Governadoria, Secretaria das Mulheres, Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil e Perícia Forense (Pefoce), Ministério Público e Defensoria Pública.

Arma apreendida e criança localizada

No dia 29 de setembro, durante diligências da Polícia Civil com apoio de equipes da Polícia Militar do Ceará e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na região, uma arma de fogo que teria sido utilizado no crime foi apreendida. Uma criança de 11 anos, filho do suspeito, também foi localizada no mesmo dia e encaminhada para uma avaliação médica.

Técnica de enfermagem é morta pelo ex-cunhado

A técnica de enfermagem foi morta a tiros durante uma discussão com o ex-cunhado na noite do dia 28 de setembro no município de Varjota, no interior do Ceará. Dulce Maria Araújo de Sousa, de 22 anos, foi baleada quando tentava defender a irmã, que tinha rompido relações com Pedro Ivo de Lima Neto, suspeito de cometer o crime.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a criança passou por avaliação após ser resgatada. Em relação a vítima, ela até chegou a ser socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. Imagens de câmera de segurança auxiliaram nas buscas ao suspeito, que contaram com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS). As investigações estão a cargo da Delegacia Municipal de Varjota.

Uma câmera de segurança flagrou o crime. As imagens mostram o momento que o homem estava na frente da casa da vítima a ameaçando bem como os parentes da ex-mulher com uma espingarda.

Em determinado momento, a técnica de enfermagem jogou uma pedra contra o ex-cunhado. O homem reagiu e atirou diversas vezes contra a jovem, atingida no braço e no tórax. Ao ouvir os disparos, a irmã da vítima, que estava trancada em uma casa vizinha com as duas filhas, saiu desesperada.

Ao ver a ex-mulher, o homem a atacou com duas coronhadas na cabeça. Nesse momento, a mãe das duas mulheres pegou um pedaço de cerâmica e saiu correndo na direção do homem, que deixou o local em seguida.

Professora é morta em Varjota

Em outro caso recente envolvendo crimes violentos contra mulheres, o corpo da professora Flávia Maria Lopes de Sena Vasconcelos foi encontrado na manhã do dia 25 de outubro, com requintes de crueldade e várias perfurações a faca. Ela foi achada dentro de um matagal na região de Cajazeiras, na zona rural do município de Varjota. Ela estava desaparecida desde o dia 25 do mesmo mês, quando saiu para fazer caminhada.

Na cena do crime, era possível observar um rastro de um carro no local onde o corpo da professora estava, indicando que ela foi arrastada até o local e então morta. Flávia trabalhava como professora já há 12 anos e atuava na Escola Municipal Tereza Aragão, em Varjota.

O marido da vítima foi preso no último dia 28 de outubro, em Varjota, tendo a Polícia Civil cumprido um mandado de prisão temporária por crime de feminicídio.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser feitas ainda pelo telefone (88) 3639-4111, da Delegacia Municipal de Varjota. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Leia também | Criança é internada no Ceará após receber na veia remédio que deveria ter sido inalado

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

Sair da versão mobile