O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), completa 71 anos de idade nesta terça-feira (7). Nas redes sociais, ele agradeceu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da família em sua atuação na vida pública.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Me aventurando pela vida! Hoje Deus me abençoou com mais um ano fazendo o que eu mais gosto: trabalhando para as pessoas, ao lado da grande liderança que é o presidente @LulaOficial e de uma família que eu amo e que me apoia. @lualckmin_ pic.twitter.com/Ky3dKBsoqb
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) November 7, 2023
Também em publicação no Twitter, o presidente Lula parabenizou o vice.
O Dr. @geraldoalckmin, meu companheiro nessa presidência, completa mais um ano de vida hoje. Tenho muito orgulho de ter convidado ele para vice-presidente. Desejo muita saúde, paz e amor ao lado da sua família. Vamos seguir juntos por um Brasil melhor para as pessoas. Um forte… pic.twitter.com/M3DYaOUztX
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2023
Geraldo Alckmin faz aniversário
Geraldo Alckmin (PSB) se tornou vice-presidente do Brasil após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022. A chapa venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno, com mais de 59,8 milhões de votos.
Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin é médico de formação, e também atuou como professor de medicina em uma universidade de São Paulo. Ele é também um dos fundadores do PSDB.
Alckmin se desfiliou do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) após mais de 30 anos para garantir apoio à chapa de Lula. O político foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.
O início na carreira política é datada em 1972, ao filiar-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Um ano depois, foi eleito vereador de Pindamonhangaba, sua terra natal. Ao final do mandato, foi eleito prefeito da mesma cidade. Deois, Alckmin também garantiu vitória como deputado federal.
Alckmin começou na disputa pelo governo do estado de São Paulo em 1994, quando foi convidado para compor a chapa de Mário Covas nas eleições estaduais como vice-governador. A chapa de Covas foi eleita naquele ano.
Em 2001, com a morte de Covas, Com a morte do político, em 2001, Alckmin assumiu o cargo de governador, para o qual foi reeleito no ano seguinte com 58,64% dos votos no segundo turno, derrotando José Genoino (PT).
Geraldo Alckmin já disputou a Presidência da República com Lula. Em 2006, o político renunciou o cargo de governador para disputar as eleições presidencias. Ele foi derrotado pelo petista com 39,17% dos votos no segundo turno.
Em 2010, Geraldo concorreu novamente ao cargo de governador no estado e foi eleito ainda no primeiro turno, com 50,63% dos votos. Em 2014, manteve-se no Palácio dos Bandeirantes ao conquistar a reeleição com 57,31% dos votos válidos (no primeiro turno).
No ano de 2018, Alckmin renunciou mais uma vez ao cargo de governador de São Paulo para disputar a eleição presidencial. Na época, ele só conquistou 4,7% dos votos válidos.
Geraldo Alckmin permaneceu filiado ao PSDB até 2021, quando filiou-se ao PSB em meados de 2022. Em 8 de abril, foi anunciado pré-candidato a vice-presidente da República na chapa de Lula.
Leia também | Conheça a trajetória de Geraldo Alckmin, vice eleito com Lula
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<