Ícone do site Portal GCMAIS

Elmano se reúne na sexta (10) com empresário australiano sobre Hub de Hidrogênio Verde

Elmano se reúne com empresário australiano sobre Hub de Hidrogênio Verde na sexta (10)

Foto: Divulgação

O governador Elmano de Freitas recebe, na próxima sexta-feira (10), o australiano Andrew Forrest AO, que é chariman e fundador da Fortescue. Eles discutirão a implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, na ocasião.

A Fortescue foi a primeira empresa a assinar pré-contrato com o Governo do Ceará para avançar com o projeto de uma planta de hidrogênio verde (H2V) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante. No dia 19 de outubro deste ano, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou por unanimidade o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela Fortescue para implantação do projeto.

O encontro acontecerá no Palácio da Abolição, a partir das 9h.

Leia também | Ceará firma acordo com o Banco Mundial para cadeia do Hidrogênio Verde no Nordeste

Hidrogênio verde no Ceará: produção pode abastecer 100 milhões de residências

O Ceará emerge como protagonista na transição energética brasileira, impulsionando a produção de hidrogênio verde com capacidade para abastecer até 100 milhões de residências.

Publicidade

De acordo com um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), o Ceará poderia gerar aproximadamente 200 GW de energia, o que é suficiente para atender às necessidades de energia de uma quantidade significativa de residências em todo o Brasil.

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Estudos adicionais indicam que o estado tem a capacidade de produzir cerca de 33.400 toneladas por dia de hidrogênio verde, o que é não apenas suficiente para atender à demanda interna, mas também para exportação. Constantino Frate, coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), afirma que o estado tem o potencial de se tornar um hub de hidrogênio verde, destacando as condições climáticas e geográficas favoráveis do Ceará, além do compromisso das lideranças locais em promover a descarbonização da economia.

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

Sair da versão mobile