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Cristiane Costa: Empresas precisam dar autonomia e oportunidades para formar novos líderes

Cristiane Costa: Empresas precisam dar autonomia e oportunidades para formar novos líderes

Foto: Divulgação

É importante para uma empresa formar novos líderes, dentro de seu quadro de colaboradores, mas também prover a essas pessoas as ferramentas para traçar esse caminho – é o que aponta Cristiane Costa, empresária, psicóloga, treinadora e CEO da Leader RH.

Em entrevista para a Jovem Pan News Fortaleza, ela destacou que é papel do líder, em uma empresa, possibilitar que as pessoas tomem esse espaço. “Você tem que ser líder, para mentorar pessoas, trazer pessoas para um resultado muito mais forte, mas também tem que ser gestor. Tem que acompanhar, orientar, cobrar… E aí a gente tem que aprender a ser um líder gestor, porque aí sim vai ter resultado e um relacionamento de peso dentro do time”, explica ela.

A empresária conta que não existe mais, no entendimento atual de gestão das empresas, a figura do chefe absoluto, que em tudo manda – e do mesmo modo também a do funcionário passivo, que apenas obedece. “Hoje a gente tem uma visão muito mais preparada da gestão, através do posicionamento de negócio dentro das empresas. E aquela história de ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’ caiu por terra.”

Segundo ela, chegou a virar um lugar-comum a fala, de empresários, de que quer funcionários com “mentalidade de dono”. No entanto, pontua, algumas empresas querem isso sem de fato dar autonomia e direcionamento adequado para esse colaborador, de modo que ele possa se tornar um protagonista. “Você dá autonomia? Faz com que esse colaborador cresça? Ele pode dar a opinião dele mesmo sendo contrária à do líder? Quando a gente começa a perceber que o protagonismo dentro da empresa é fundamental, acontece essa mudança nesse papel”, diz ainda.

Cristiane Costa ainda é autora do livro “O Fim da Era do RH”. Segundo ela, a obra trata do tema da liderança, o que vale tanto para grandes empresas, quanto para empresas menores, com dois ou três funcionários. A especialista conta que, desde os primeiros estágios de um negócio, é preciso desenvolver um segundo nível de liderança.

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