Ícone do site Portal GCMAIS

Reforma tributária aprovada pelo Senado: entenda as principais mudanças da proposta

Reforma tributária: confira os votos dos deputados cearenses na Câmara

Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

A proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária foi aprovada pelo plenário do Senado, nesta quarta-feira (8). O texto, que ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados, prevê a simplificação do sistema tributário brasileiro, com a criação de três novos impostos: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS).

A reforma ainda precisa ser aprovada por lei complementar, que definirá as alíquotas dos novos impostos, os itens que serão incluídos na cesta básica para receber isenção e os produtos que serão sujeitos ao Imposto Seletivo.

A aprovação da PEC 110/2019 é um passo importante para a simplificação do sistema tributário brasileiro. A reforma deve reduzir a burocracia e aumentar a competitividade da economia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As principais mudanças da reforma tributária são as seguintes:

Publicidade

A reforma tributária é uma medida complexa e que deve impactar diversos setores da economia. As mudanças previstas no texto ainda precisam ser regulamentadas por leis complementares, que serão votadas em 2024.

Leia também | Reforma tributária é aprovada em dois turnos pelo Senado Federal

Sair da versão mobile