repatriação

Grupo de brasileiros cruza a fronteira de Gaza com o Egito

Grupo de 32 pessoas seguirá para o Brasil em aeronave da Presidência

Compartilhe:
12 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

Um mês de agonia para enfim ter de volta o sentimento de esperança. É assim que se sentem os 32 brasileiros que aguardava repatriação em Gaza e conseguiu cruzar a fronteira com o Egito, pelo Portal de Rafah. O grupo fez a passagem no início da manhã deste domingo (12), de acordo com postagem do Itamaraty na rede social X (antigo twitter) às 05h41.

Grupo de brasileiros cruza a fronteira de Gaza com o Egito
Selfie de Hasan Rabee com o grupo de brasileiros instantes antes de concretizarem a saída de Gaza. Foto: Arquivo pessoal

“Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, completou o comunicado.

De Rafah, os brasileiros farão um trajeto rodoviário de seis horas até o Cairo, onde dormem esta noite.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”, disse Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo na capital egípcia para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio. A decolagem está prevista para a manhã de segunda-feira (13). Duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.

“Bom dia, gente: a gente chegou na fronteira. Daqui a pouco vamos para o lado do Egito. Rezem por nós”, afirmou Hasan Rabee, num vídeo que gravou instantes antes de concretizar a saída.

Hasan é um dos brasileiros que está no Egito com apoio do Governo Federal. Em um dos vídeos ele agradece ao presidente Lula “Muito obrigado, presidente Lula”, completou ele.

Um jovem de 18 anos disse “Já estão chamando os nossos nomes. Tenho o papel da saída agora”, celebrou Shahed Al-Banna, que também integra o grupo. Os dois se tornaram figuras conhecidas dos brasileiros por gravarem diariamente vídeos relatando a rotina de ansiedade e de restrições impostas pela guerra na Faixa de Gaza.

Para o sucesso do resgate, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o corpo diplomático se envolveram diretamente nas negociações com as autoridades israelenses, palestinas e egípcias. Na chegada dos repatriados ao Brasil, o governo federal tem uma operação de acolhimento preparada, que vai oferecer serviços de abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.

O secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, informou que alguns repatriados têm familiares no Brasil, enquanto outros serão acolhidos em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo governo.

Durante o período em Gaza, os brasileiros receberam apoio diário do corpo diplomático, que garantiu recursos essenciais e alertou a localização do grupo às autoridades israelenses na tentativa de evitar ataques militares nas áreas. Ainda assim, prédios próximos aos abrigos chegaram a ser bombardeados.

Quem são os 32 brasileiros?

22 brasileiros de nascimento
7 palestinos naturalizados brasileiros
3 palestinos familiares próximos
17 crianças
9 mulheres
6 homens

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também |Passagem de brasileiros em Gaza é adiada após fronteira no Egito fechar novamente

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.