Escolas de Fortaleza vão viver a magia do circo de lona, a partir do dia 20 de novembro. A iniciativa da companhia K’Os Coletivo, reconhecida pela excelência na arte da palhaçaria e improvisação teatral no Ceará, tem o objetivo de resgatar e preservar a tradição dos circos de lona, explorando a rica história do circo-teatro brasileiro. Por meio do projeto, “Circuito Palhaçaria nas Escolas”, o grupo realizará apresentações e oficinas gratuitas em escolas de Fortaleza, proporcionando uma experiência única para crianças, jovens e o público em geral.
O projeto abrangerá 12 escolas em diferentes regiões da cidade, incluindo o Instituto Felipe Smaldone, que atende crianças e adolescentes com deficiência auditiva. Entre as atividades, há destaca para o espetáculo “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria”, uma homenagem ao circo brasileiro que recria números circenses clássicos, seguido por um animado bate-papo sobre arte, circo e história com a plateia.
A atriz, palhaça e produtora cultural Aline Campêlo, integrante do K’Os Coletivo, destaca a importância do espetáculo: “Para os mais velhos, é a lembrança dos tempos passados, em que o circo era a grande atração da noite, muitas vezes, a alegria do ano! Para os jovens, é uma forma divertida de saber mais sobre essa tradição. Entendemos, assim, que o passado pode fazer parte do presente e também do futuro”.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Além das apresentações nas escolas, o espetáculo “Circo do K’Os” será oferecido ao público geral de forma gratuita na Praça do Ferreira, em 22 de novembro, às 12h30.
O projeto, contemplado pelo “IX EDITAL DAS ARTES DE FORTALEZA 2022 – Categoria Circo”, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, incluirá também a oficina “A Graça é Sua O Riso é Nosso”, voltada para estudantes de 6 a 14 anos do Instituto Felipe Smaldone, no dia 20 de novembro, das 8h às 11h. Aldrey Rocha, fundador do K’Os Coletivo, destaca: “Queremos disseminar a pesquisa na área do circo-teatro, para que esse gênero possa sempre ser conhecido e cultivado, principalmente entre as crianças e adolescentes”.
Desde sua criação em 2006, o K’Os Coletivo se destaca nas multilinguagens artísticas, oferecendo espetáculos cênicos, contações de histórias, intervenções artísticas, ações formativas e circulações, sempre direcionadas a um público multigeracional.
Projeto “Circuito Palhaçaria nas Escolas”
PRIMEIRAS AÇÕES:
- Dia 20 de novembro, de 8h às 11h – Formação no Instituto Felippo Samaldone
- Dia 21 de novembro, às 9h – Espetáculo Circo do K’Os + Bate-papo
- Dia 22 de novembro, às 12h30 – Espetáculo Circo do K’Os na Praça do Ferreira (Ponto de apoio Cineteatro São Luiz).
Grátis
Leia também | Festival Nordestino de Teatro realiza Edição Especial de 30 anos
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <