em 2010

Luizianne diz que relação com Cid foi desgastada a partir de interferência de Ciro

Ex-prefeita, Luizianne era aliada do então governador Cid Gomes – segundo ela, a parceria se desfez por influência de Ciro sobre o irmão.

Compartilhe:
13 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) disse que sua relação com o senador Cid Gomes (PDT) se desgastou, em grande parte, a partir de interferência do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT), há mais de 10 anos. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, nesta segunda-feira (13).

Luizianne diz que relação com Cid foi desgastada a partir de interferência de Ciro
Foto: Reprodução

“Em 2010, quando Ciro deixa de ser deputado federal e vem pro Ceará, ele começou a instigar minha ruptura com o [então] governador Cid. Porque minha relação com o Cid era muito boa, ele era governador, eu era prefeita…”, explica ela, que só chegou a romper de fato com o grupo de Cid às vésperas da eleição de sua sucessão na Prefeitura de Fortaleza, em 2012. Na época, o candidato de Luizianne, Elmano de Freitas, acabou enfrentando o candidato de Ciro, Roberto Cláudio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ela conta que nesse retorno de Ciro, a partir de 2010, ele dizia para Cid que, se o candidato petista vencesse em Fortaleza, na disputa seguinte Luizianne se lançaria a governadora contra o grupo dos Ferreira Gomes. À época, Cid era governador e aliado de Luizianne, então prefeita.

“Quando o Elmano podia ser o candidato, em 2012, o Ciro veio com o nome do Roberto Cláudio, e aí ficou nesse processo todinho”, disse ela, ainda, ressaltando que RC era um nome de escolha de Ciro mais do que de Cid. “Porque na verdade, naquele momento, o Cid queria que o Camilo fosse o candidato, e o Ciro queria o Roberto Cláudio”, conta.

Leia também | PDT Nacional resolve anular cartas de anuência e adia decisão sobre intervenção no Ceará

As declarações vêm em meio a um processo de reaproximação de Cid a figuras do PT. Mesmo após o racha entre PT e PDT no Ceará, em 2022, o senador não rompeu com Camilo Santana e, após a vitória de Elmano de Freitas ao Governo do Estado, mostrou-se apoiando o governo eleito, assim como a maior parte do PDT cearense. O movimento, inclusive, dividiu o PDT no Ceará, com Ciro e seus apoiadores defendendo um afastamento dos petistas e fazendo oposição ao governo Elmano. Os dois irmãos estão rompidos hoje.

Luizianne, na mesma entrevista, também pontuou que não sabe dizer exatamente com quem ela e o PT estarão conversando, para a próxima disputa eleitoral, em parte porque muitos dos agentes políticos no Ceará estão hoje com futuro incerto – fazendo alusão a Cid e vários de seus correligionários do PDT, que apoiam o PT na esfera estadual e atualmente tentam sair do partido para migrar para outra legenda.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“É difícil você saber exatamente, nesse momento, com quem dialogar, porque não se sabe onde essas pessoas vão estar. Tem gente que já esteve em oito partidos, mudou oito vezes, talvez já vá para a nona… E tem a chamada janela partidária, que vai acontecer no próximo ano”, lembra ela, referindo-se ao período em que os parlamentares podem sair das siglas pelas quais foram eleitos sem repercussões legais.

Luizianne é hoje um dos principais nomes citados como pré-candidaturas para disputar a Prefeitura em 2024.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.