A Prefeitura de Fortaleza contabilizou 100 mil passagens gratuitas concedidas no primeiro dia de funcionamento do Passe Livre Estudantil, nesta segunda-feira (13). A medida havia sido aprovada pelo Legislativo na última semana e contempla todos os fortalezenses em posse de uma carteirinha de estudante em seu nome.
Conforme divulgado pelo prefeito José Sarto (PDT), nesta terça-feira (14), o primeiro dia de operação ocorreu sem falhas. “Nós não registramos falhas, nem problemas. O benefício foi concedido para todos os estudantes sem dificuldades. O sistema rodou perfeitamente”, afirmou o gestor durante live transmitida nas redes sociais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na ocasião, o prefeito ainda tirou dúvidas da população sobre o funcionamento da gratuidade. Ele reforçou que todos os estudantes do município, independente de onde moram, agora têm direito a duas passagens diárias gratuitas, que valem em dias úteis e letivos – levando-se em conta o calendário definido pelas escolas. Para fazer uso do benefício, basta usar a própria carteirinha de estudante, sem a necessidade de um novo cadastro.
O Passe Livre vale para estudantes tanto da rede pública quanto da privada, sem critérios socioeconômicos para restringir o uso. Caso em um determinado dia o estudante já tenha usado as duas passagens gratuitas concedidas pela Prefeitura, a terceira passagem naquela data será cobrada com o valor da meia estudantil, que em Fortaleza é de R$ 1,50.
Leia também | Vereadores aprovam Passe Livre Estudantil no transporte público de Fortaleza
O benefício, conforme explica Sarto, também não retira outros direitos já previstos pela administração municipal para os estudantes – como a integração, que permite ao usuário pegar quantos ônibus forem necessários sem o pagamento de uma nova tarifa, no período de duas horas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<