Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza é a 4ª capital do Brasil em desempenho na saúde, diz Governo Federal

Fortaleza é a 4ª capital do Brasil em desempenho na saúde, diz Governo Federal

Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Fortaleza alcançou a 4ª colocação entre as capitais brasileiras na classificação de melhor desempenho na saúde do País. A capital cearense ficou atrás somente de Manaus (AM), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS). Para conquistar o posto, Fortaleza foi avaliada por quatro meses pelo Ministério da Saúde, a partir da análises de segmentos das equipes de Estratégia da Família. O resultado fez com que o Município desse um salto, passando do 13º lugar para a 4ª colocação no País no segundo quadrimestre deste ano.

O programa Previne Brasil consiste em um modelo de financiamento da saúde a partir da avaliação de indicadores específicos. Com eles é determinado o valor do incentivo financeiro a ser transferido aos municípios. Com o resultado de Fortaleza, a capital cearense terá um aumento do valor repassado pelo Governo Federal.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No quadrimestre anterior, Fortaleza recebeu a nota 6,7 no Indicador Sintético Final (ISF) Previne Brasil, passando agora para 8,3. Para o secretário da Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, “este resultado positivo é um reflexo do novo modelo de gestão em saúde, com a entrega de novos postos de saúde, a transparência nos estoques de medicamentos, novas tecnologias a favor dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como a telemedicina, e diversas melhorias pensadas para melhorar cada vez mais o acesso da população ao atendimento em saúde de qualidade”.

Desempenho da saúde de Fortaleza

O que define os resultados do Previne Brasil e o valor do incentivo financeiro a ser repassado passa por sete indicadores, compreendendo as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).

Publicidade

Os indicadores de pagamento por desempenho do Previne Brasil são classificados da seguinte forma:

As metas dos sete indicadores estão entre 45% e 95%.

O incentivo do Previne Brasil é repassado de acordo com a avaliação de desempenho dos profissionais das equipes Saúde da Família e equipes de Atenção Primária, composta por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal, auxiliares de consultório dentário e agentes comunitários de vinculados à Equipe da Atenção Primária, no conjunto dos indicadores consolidado em um Indicador Sintético Final (ISF), que determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município.

Leia também | Edital de concurso do Iplanfor deve ser divulgado até dezembro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile