Ícone do site Portal GCMAIS

Homem morre e dois são baleados após criminosos invadirem casa no município de Horizonte

Homem morre e dois são baleados após criminosos invadirem casa no município de Horizonte

Foto: Ascom PC-CE

Um homem de 27 anos foi morto e dois baleados após criminosos invadirem uma casa no bairro Planalto Horizonte, no município de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza. O crime foi registrado na madrugada desta terça-feira (14). Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma das vítimas possui histórico criminal relacionado a homicídio, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Ainda segundo a SSPDS, as forças de segurança estão em diligências para identificar e capturar os envolvidos na ocorrência de homicídio. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram no local, coletando informações para auxiliar nas investigações conduzidas pela Delegacia Metropolitana de Horizonte, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Durante a tentativa de fuga, algumas pessoas pularam telhados, causando apreensão na vizinhança.

As vitimas baleadas foram socorridas, mas não há informações do estado de saúde dos sobreviventes.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

Publicidade

Tentativas de chacina no último fim de semana no Ceará

Um ataque a tiros matou duas pessoas, sendo uma delas um policial militar e deixou outras seis feridas durante uma festa, na madrugada do último sábado (11) em um estabelecimento localizado no bairro Cágado, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A festa de funk teve como atração principal MC Pierre, de São Paulo. Ele é conhecido por hits como “Cabaré”, “Mentiroso”, entre outros.

Uma câmera de segurança de um posto de combustíveis que fica próximo ao local registrou o momento em que dois homens em uma motocicleta passam atirando e houve uma troca de tiros com os seguranças da festa.

Entre as vítimas mortas está o cabo da Polícia Militar Jeison Feitosa Bezerra, de 37 anos, que estava de folga no momento do ocorrido, e um outro homem que não teve a identidade informada. O estado de saúde das seis vítimas feridas não foi informado.

Outro caso foi registrado no município Guaiuba, também no último sábado (11). Uma festa de aniversário terminou com uma criança de 9 anos morta numa tentativa de chacina, na rua José Lopes da Costa. Ao todo seis pessoas ficaram feridas no local. Dois suspeitos ficaram feridos em confronto com a polícia e foram presos.

As vítimas do crime foram dois homens de 23 anos e 21 anos, uma idosa de 77 anos, uma senhora de 65 anos, uma criança de 11 anos e uma de 5 anos.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que durante as diligências, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prenderam dois indivíduos, de 22 e 26 anos, em ações distintas na região, por porte ilegal de arma de fogo. Ao todo, uma pistola e 32 munições calibre ponto 40 foram apreendidas. A PC-CE segue com as investigações para apurar a participação dos suspeitos na ação criminosa.

Chacinas no Ceará em 2023

Com a chacina em Maranguape, o Ceará chega a cinco ocorrências do tipo registradas em 2023. O número supera os registros de 2022, quando foram identificadas três ocorrências do porte.

Itarema

No dia 30 de outubro em Itarema, a 210 quilômetros de Fortaleza, interior do Ceará. Quatro pessoas de uma mesma família foram mortos dentro de casa, na localidade de Patos.

Entre as vítimas estavam duas mulheres, de 20 e 24 anos, uma adolescente de 13 anos, e um adolescente de 17 anos. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionada e coletou vestígios que vão colaborar com as investigações que estão a cargo da Delegacia Municipal de Itarema. Os trabalhos policiais contam ainda com o auxílio do Departamento de Polícia Judiciário do Interior Norte.

Ainda de acordo com relatos de testemunhas, o local foi invadido por homens armados, que abriram fogo, resultando na morte das quatro vítimas.

Chacina deixa 4 mortos em Caucaia

Quatro homens foram mortos e uma mulher foi baleada no dia 18 de setembro em Caucaia, no bairro Mestre Antônio. Na ocasião, dois homens encapuzados e com camisas de manga longa pularam o muro e se aproximaram das vítimas, gritando que eram policiais. Eles chegaram efetuando disparos. Ainda conforme os relatos, um homem que se encontrava no local se escondeu de baixo de uma churrasqueira e ouviu os disparos, no momento em que os suspeitos efetivavam a chacina.

Quatro homens, com idades de 22, 24 e 29 anos, foram mortos a tiros quando estavam em um imóvel. Das vítimas, um homem, de 29 anos, possuía passagens por integrar organização criminosa, homicídio doloso, associação criminosa, roubo e receptação. Já um outro homem, de 24 anos, possuía antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo e receptação.

Um homem de 22 anos, com passagem por homicídio e membro de um grupo criminoso atuante no município de Caucaia, foi preso no dia 28 de setembro pela Polícia Civil. Ele é apontado como um dos envolvidos na chacina que deixou quatro pessoas mortas no último dia 18 de setembro, no bairro Mestre Antônio. A prisão teve o auxílio de policiais civis do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil.

Chacina em Camocim no Ceará

Quatro policiais civis foram mortos a tiros na madrugada do dia 14 de maio, Dia das Mães, dentro da Delegacia Regional de Camocim. Conforme a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o suspeito também é um policial civil e foi preso. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e órgãos vinculados “lamentam profundamente o episódio ocorrido”, em nota.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que foram adotadas todas as medidas possíveis para viabilizar a solução do caso.

O policial que assassinou quatro colegas, em Camocim, litoral oeste do Ceará, neste domingo (14), chegou por volta de 4h40 da madrugada na delegacia da cidade pilotando uma motocicleta. O atirador chegou pelos fundos da delegacia, pulou o muro e foi para o andar de cima do prédio.

Nesse local, ele encontrou o plantonista, que foi o primeiro a ser morto. Era Antônio Cláudio dos Santos. Após essa ação, ele foi para os dormitórios, onde estavam os outros 3 policiais. Todos foram mortos ali. Eram Antônio José Rodrigues Miranda, Francisco dos Santos Pereira e Gabriel de Souza Ferreira.

A polícia encontrou gás de cozinha no local, e várias mangueiras conectadas que conduziam esse gás, o que levantou a suspeita de que o plano do policial era asfixiar os colegas. Ele premeditou o crime, e pretendia matar os outros policiais que renderiam o plantão. Após os disparos chamarem a atenção, viu que não seria mais possível executar o plano inicial e fugiu em uma viatura, mas abandonou o carro e depois foi preso e autuado em flagrante.

Primeira Chacina do Ceará em 2023

Quatro pessoas foram mortas dentro de casa na madrugada do dia 11 de fevereiro, na cidade de Ibicuitinga, no interior do Ceará. Segundo informações divulgadas pela polícia, as vítimas são da mesma família. As vítimas foram dois homens e duas mulheres. Uma criança ficou ferida.

No dia 14 de fevereiro, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu dois suspeitos de ligação com as mortes das quatro pessoas. Durante os trabalhos policiais, duas armas de fogo foram apreendidas. Ainda no  dia 11 de fevereiro, dia em que ocorreu a chacina, duas motocicletas foram recuperadas por composições da Polícia Militar do Ceará (PMCE) em um terreno na zona rural do município.

Leia também | Homem mata casal a tiros em Limoeiro do Norte e polícia investiga circunstâncias do crime

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile