Ícone do site Portal GCMAIS

Missa de agradecimento ao arcebispo emérito dom José Antonio será realizada na Catedral

Arcebispo emérito Dom José Antonio é internado com infecção urinária em Fortaleza

Foto: Reprodução

Uma missa de agradecimento ao arcebispo emérito, dom José Antonio, será celebrada no próximo dia 9 de dezembro pela Arquidiocese de Fortaleza . Dom José Antonio se despede do Governo Pastoral no próximo mês, após 24 anos de trabalho. O sacerdote anunciou o envio da carta de renúncia ao cargo em maio deste ano, sendo ela aprovada pelo papa Francisco em outubro.

A celebração de ação de graças está marcada as 9 horas da manhã, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O novo arcebispo a assumir a condução da instituição em Fortaleza será dom Gregório Ben Lâmed Paixão. Ele atuava como bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Para recebê-lo e desejar as boas-vindas à Capital, a Arquidiocese também fará uma missa de posse no dia 15 de dezembro, também na Catedral, às 19 horas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Dom José Antonio já havia anunciado em fevereiro deste ano, no lançamento da Campanha da Fraternidade, que enviaria o documento. O abandono do cargo está previsto no regulamento do Direito Canônico, no qual os bispos, ao alcançarem os 75 anos de idade, devem enviar uma carta de renúncia ao papa.

O envio do ofício, no entanto, só veio a ser realizado em maio deste ano. No entanto, para a renúncia ser validada, é necessária a aprovação do pontífice, que aconteceu em outubro junto com a nomeação de dom Gregório Ben Lâmed Paixão como novo arcebispo de Fortaleza.

Publicidade

Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, por sua vez, assumirá o cargo no próximo mês. A foto oficial do sacerdote foi divulgada nessa terça-feira (7) nas redes sociais da Arquidiocese de Fortaleza. Natural de Aracaju, em Sergipe, o futuro arcebispo, de 56 anos, ingressou, em 1983, no Mosteiro de São Bento da Bahia.

Leia também | Um ano após assassinato de Dom e Bruno, indígenas pedem investigação ampla

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile