Doenças infectocontagiosas, incluindo covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, entre outras, justificam a reaplicação
Reaplicação do Enem 2023: prazo para solicitação encerra nesta sexta-feira (17)
Encerra nesta sexta-feira (17) o prazo para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) solicitarem a reaplicação das provas devido a problemas logísticos ou de saúde, incluindo doenças infectocontagiosas. A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante.
A reaplicação é autorizada para aqueles que enfrentaram dificuldades logísticas, como comprometimento da infraestrutura (desastres naturais), falta de energia elétrica prejudicando a visibilidade da prova, falhas nos dispositivos eletrônicos fornecidos aos participantes e erros no procedimento de aplicação da prova que resultaram em prejuízo comprovado ao candidato.
Doenças infectocontagiosas, incluindo covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, entre outras, também justificam a reaplicação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que, nos casos de doenças infectocontagiosas, é necessário fornecer documentos comprobatórios para análise individual pelo Inep.
>> Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
A possibilidade de reaplicação abrange também aqueles que não puderam comparecer ao exame devido à alocação em local a mais de 30 quilômetros da residência informada. As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Os candidatos que desejam solicitar a reaplicação devem acessar a Página do Participante e apresentar documentação comprobatória. Após o envio, os dados inseridos no pedido não podem ser alterados. O Inep avaliará as solicitações de ausência por problemas logísticos com base nas intercorrências registradas.
Enem 2023: confira o gabarito oficial de todas as provas do exame
Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano já podem consultar o gabarito oficial e os cadernos de questões. As informações estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Já o resultado final do Enem, com as notas de cada candidato, será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante.
Quem quiser solicitar a reaplicação do Enem deverá fazer o pedido na Página do Participante até a próxima sexta-feira (17).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para quem foi alocado em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Leia também | Enem 2023: confira o gabarito oficial de todas as provas do exame
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.