após reduções

Revista Forbes destaca medidas adotadas em Fortaleza contra mortes no trânsito

A matéria da revista Forbes fala de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza para reduzir os números de mortes no trânsito.

Compartilhe:
16 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

A revista norte-americana Forbes publicou nesta quarta-feira (15) uma matéria com o título “What Brazil has and hasn’t achieved on road safety” (em tradução livre “O que o Brasil conseguiu ou não alcançar em segurança viária”), destacando, entre outros pontos, estratégias adotadas no município de Fortaleza para prevenir as mortes no trânsito.

Revista Forbes destaca medidas adotadas em Fortaleza contra mortes no trânsito
Foto: Reprodução / Instagram

Leia mais | Fortaleza registra redução de 58% nas mortes no trânsito, menor índice em 20 anos

No texto publicado, o especialista entrevistado pela publicação destaca que a readequação dos limites de velocidade nas vias é um dos principais fatores para reduzir os acidentes. Dante Rosado, que é gerente sênior de Programas de Segurança no Trânsito, da Vital Strategies, destacou a participação dessas medidas na redução dos números na capital cearense.

Em Fortaleza, atualmente, 59 pontos tiveram sua velocidade reduzida de 60 km/h para 50 km/h. Conforme levantamento feito pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), isso acarretou em uma redução de 68,1% na média de acidentes com mortes e 29,7% no índice de atropelamentos nessas avenidas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

No que diz respeito a fiscalização, é destacada a atuação das blitze com foco na Lei Seca. A AMC conta que, ao longo deste ano, já fez 28.617 testes de etilômetro e mais de 70 mil veículos foram abordados pela Lei Seca. “Temos reforçado a presença dos agentes de trânsito nas ruas para reforçar a segurança viária neste período de aumento dos eventos festivos. É importante que a população compreenda os riscos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas e que, do começo do dia até a madrugada, as pessoas podem ser submetidas a testes do etilômetro”, diz Wellington Cartaxo, gerente de Operação e Fiscalização da AMC.

A capital cearense contabilizou 158 mortes nas vias em 2022, equivalente a 58% menos do que havia sido registrado em 2014, quando 377 pessoas perderam a vida nessas circunstâncias. Ainda nos dados de 2022, entre janeiro e novembro foi registrada uma redução de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.