SANEAMENTO BÁSICO

Ruas e avenidas de Guaiúba, na Região Metropolitana, são interditadas para obras de esgotamento sanitário

Obras fazem parte de um pacote de intervenções em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário

Compartilhe:
16 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

Ruas e avenidas do município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza, são interditadas para a conclusão de novas redes de coleta de esgoto. A Ambiental Ceará, empresa parceira da Companhia de Água e Esgoto (Cagece), concluiu a implantação de 1,5 km de tubulação de esgotamento sanitário na cidade, permitindo que imóveis se conectem ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Ruas e avenidas de Guaiúba, na Região Metropolitana, são interditadas para obras de esgotamento sanitário
Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“A obra de Guaiúba está dentro do cronograma de intervenções que, no curto prazo, vão trazer grandes mudanças para a população. Neste caso, serão 300 residências que deixarão de despejar o esgoto, de maneira irregular, no meio ambiente, reduzindo a incidência de doenças e trazendo mais qualidade de vida. Além de Guaiúba, estamos operando o sistema de esgotamento sanitário em mais 23 cidades do Ceará, o que inclui a expansão da rede de coleta, manutenção das Estações de Tratamento e Elevatórias de Esgoto, realizando limpezas preventivas e cumprindo diversas etapas para universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto dentro do prazo de 10 anos”, explica o diretor de Operações da Ambiental Ceará, Fernando Lima.

Esgotamento sanitário em Guaiúba

As obras em Guaiúba fazem parte de um pacote de intervenções em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário. Desde junho deste ano, foram implantados 18,5 km de novas redes coletoras de esgoto em 12 municípios. Essa infraestrutura permitirá que mais de quase 10 mil imóveis se conectem ao sistema de esgotamento sanitário.

PPP do esgotamento sanitário

Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras. A PPP visa promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.

Leia também | Ruas do Mondubim, em Fortaleza, são contempladas com rede de esgoto

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.