Ícone do site Portal GCMAIS

Camilo diz que Lula abre convite para Cid Gomes se filiar ao PT

Camilo diz que Lula abre convite para Cid Gomes se filiar ao PT

Foto: Divulgação / Governo Federal / Jane de Araújo / Agência Senado / Ricardo Stuckert / PR

O ministro da Educação Camilo Santana (PT) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o pediu para convidar o senador Cid Gomes (PDT) a se filiar no PT. Cid, aliado de Camilo, está atualmente travando um embate interno no PDT, contra o grupo liderado pelo irmão Ciro Gomes, e deve sair do partido para ser abrigado em outra legenda.

“Estive com o presidente Lula essa semana e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid Gomes, [dizendo] que as portas do partido estão abertas caso ele queira se filiar ao PT”, falou o ministro nesta sexta-feira (17). Ele disse ainda que o convite não foi feito e que Cid deve ficar sabendo pela imprensa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Cid trava uma disputa de poder dentro do PDT contra o grupo liderado por Ciro, tendo como principais lideranças também o deputado federal e presidente nacional do partido, André Figueiredo; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; e o ex-prefeito Roberto Cláudio. O grupo de Cid, que representa a maioria do partido no Ceará, integra a base do governo Elmano de Freitas (PT), enquanto o grupo de Ciro faz oposição e é contrário à perspectiva de aproximação aos petistas.

O embate fez com que os dois irmãos rachassem politicamente, afetando ainda a relação familiar – eles estariam sem se falar já há mais de um ano, quando as divisões internas começaram no partido, em meio ao racha entre PT e PDT no Ceará. O ápice do conflito se deu já nas últimas semanas, durante reunião nacional do PDT, no Rio de Janeiro, quando os dois discutiram aos gritos, com insultos e dedos em riste.

Publicidade

Leia também | Cid volta ao comando do PDT estadual após Justiça suspender intervenção do diretório nacional

Com a possível filiação de Cid Gomes, o grupo que o apoia dentro do partido o acompanharia na nova filiação. São mais de 10 deputados, além de 43 prefeitos cearenses que hoje estão no PDT e que se dispõem a deixar o partido para seguir com Cid. Essa hipótese fortaleceria ainda mais o PT para as disputas municipais de 2024 no Ceará.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile