Ícone do site Portal GCMAIS

Cid Gomes afirma que vai procurar Lula após convite para se filiar ao PT

Cid Gomes afirma que vai procurar Lula após convite para se filiar ao PT

Foto: Reprodução

O senador Cid Gomes, presidente do PDT Ceará, disse nesta segunda-feira (20) que vai procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre o convite enviado pelo petista para que Cid se filie ao Partido dos Trabalhadores (PT). Na última sexta-feira (17), em visita ao Ceará, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), disse que recebeu a missão de fazer a proposta ao senador.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Cid e seus correligionários mais próximos no PDT vêm enfrentando um período turbulento na sigla desde o ano passado. Eles travam uma queda de braço com a ala pedetista mais ligada ao irmão de Cid, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), e ao presidente nacional interino da legenda, o deputado federal André Figueiredo.

“A decisão não será tomada por mim, será tomada por um coletivo de forma pensada, refletida, analisada. A gente não pode dar passos sem ter segurança. Eu mandei uma mensagem para o Elmano, agradeci a preferência e ao Camilo eu disse que iria procurar o presidente para conversar com ele. Eu acho que é uma gentileza, uma deferência e já de partida, fico grato. Vamos tratar sobre o futuro”, afirmou.

Ainda na sexta-feira, o deputado federal José Guimarães (PT) reagiu ao convite comunicado por Camilo. O líder do governo Lula na Câmara disse que não sabia dessa manifestação do presidente. Nem ele nem a deputada federal Gleisi Hoffmann, que preside o partido nacionalmente.

Disputa de poder dentro do partido

Cid trava uma disputa de poder dentro do PDT contra o grupo liderado por Ciro, tendo como principais lideranças também o deputado federal e presidente nacional do partido, André Figueiredo; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; e o ex-prefeito Roberto Cláudio. O grupo de Cid, que representa a maioria do partido no Ceará, integra a base do governo Elmano de Freitas (PT), enquanto o grupo de Ciro faz oposição e é contrário à perspectiva de aproximação aos petistas.

Publicidade

O embate fez com que os dois irmãos rachassem politicamente, afetando ainda a relação familiar – eles estariam sem se falar já há mais de um ano, quando as divisões internas começaram no partido, em meio ao racha entre PT e PDT no Ceará. O ápice do conflito se deu já nas últimas semanas, durante reunião nacional do PDT, no Rio de Janeiro, quando os dois discutiram aos gritos, com insultos e dedos em riste.

Com a possível filiação de Cid Gomes, o grupo que o apoia dentro do partido o acompanharia na nova filiação. São mais de 10 deputados, além de 43 prefeitos cearenses que hoje estão no PDT e que se dispõem a deixar o partido para seguir com Cid. Essa hipótese fortaleceria ainda mais o PT para as disputas municipais de 2024 no Ceará.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile