Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem aumento de casos de covid com circulação de nova variante, diz Sesa

Secretaria alerta para vacinação após aumento de casos de covid no Ceará

Foto: Reprodução/SESA

Uma nova variante da covid-19 foi registrada no Ceará pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Trata-se da JG.3, subvariante descendente da EG.5  “A nova variante começou a circular nos estados do Centro-Sul do Brasil e ainda não tinha sido identificada no Ceará mas, no último sequenciamento genômico, realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), nós encontramos a JG.3, subvariante descendente da EG.5”, afirma o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta).

O Ceará contabilizou, de janeiro a outubro de 2023, 16.288 casos de covid-19. Entre os dias 5 e 18 de novembro, o Estado registrou 226 casos da doença. Nas duas semanas epidemiológicas anteriores, compreendidas entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro, foram 116 ocorrências. Entre as semanas epidemiológicas 43 e 46 (22 de outubro e 18 de novembro) não houve confirmação de mortes por covid-19. Ao longo do ano, houve 76 óbitos em decorrência da infecção.

Antônio Lima avalia que o surgimento de novos casos de covid-19 pode estar relacionado à identificação no Estado da subvariante JG.3, descendente da EG.5 (Eris), a nova variante que já circula há mais de trinta dias em estados como São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro.

O secretário executivo explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já demonstrou que a variante Eris não está associada a quadros mais graves. “Contudo, isso não significa que não precisamos monitorar o vírus e reforçar a importância da vacinação para a sociedade”, finaliza.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Prevenção para conter aumentos de casos de covid

Mesmo diante dos avanços no combate à covid-19, as medidas de prevenção e controle à doença continuam sendo fundamentais. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recomenda que a população deve completar seu esquema vacinal e adotar o uso de máscaras em unidades de saúde e em casos de sintomas gripais. Também é fundamental que as pessoas sintomáticas procurem atendimento médico e realizem testes quando houver recomendação do profissional de saúde.

Publicidade

O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), reforça a importância dessas ações para conter o surgimento de novos casos e o agravamento da doença em grupos mais vulneráveis, como pessoas acima de 60 anos. De acordo com o gestor, a última atualização da vacinação, a bivalente, induz a produção de anticorpos capazes de neutralizar com mais eficiência a transmissão do vírus, uma vez que incorpora a subvariante que circula.

“A última vacina disponível está atualizada contra as novas variantes da covid-19, incorporando sublinhagens da variante ômicron, que é a predominante em todo o mundo. Quem tomar a vacina atualizada, ou seja, completar a quinta dose, estará produzindo alguns anticorpos importantes para combater as variantes que circulam nesse momento. Nós precisamos nos proteger e proteger nossos entes queridos”, diz.

Atualmente, a vacina contra a covid-19 é indicada a partir dos seis meses de vida para toda a população. O esquema vacinal varia conforme a faixa etária. O imunizante está disponível em unidades básicas de saúde. Para ter acesso, é preciso apresentar documento de identificação com foto.

Saiba onde se vacinar

As vacinas de rotina e contra Covid-19 (monovalentes e bivalentes) estão disponíveis atualmente nos postos de saúde da capital, das 7h30 às 18h30. Aos finais de semana, a população pode buscar o posto de saúde Matos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz) e o posto Irmã Hercilia (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape).

Locais de referência da vacina CORONAVAC

Regional de Saúde I: Casemiro Filho (Av. Francisco Sá, 6449 – Barra do Ceará)
Regional de Saúde II: Irmã Hercília Aragão (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)
Regional de Saúde III: Meton de Alencar (Rua Padre Perdigão Sampaio, 820 – Antônio Bezerra)
Regional de Saúde IV: Gothardo Peixoto (R. Irmã Bazet, 153 – Damas)
Regional de Saúde V: Regina Severino (Rua Itatiaia, 889 – Canindezinho)
Regional de Saúde VI: Luís Franklin (Rua Alexandre Vieira, s/n – Coaçu)

Leia também | Ministério da Saúde afirma que é prematuro atribuir alta de casos de Covid-19 à nova variante

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile