O prefeito José Sarto (PDT) enviou à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) um projeto de lei para garantir o passe livre estudantil, com gratuidade na passagem de ônibus, durante a realização da prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no próximo domingo (26). A matéria estará tramitando na casa em regime de urgência.
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Acabo de escrever uma mensagem pedindo autorização à Câmara Municipal, em regime de urgência, para liberar o passe na passagem de ônibus no domingo próximo, para a prova do IFCE. Vai para a Câmara hoje [terça-feira], votado com urgência”, disse o prefeito em vídeo divulgado na internet, destacando que a gratuidade deve valer das 6h às 15h.
Antes da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sarto enviou à Câmara Municipal uma proposta semelhante, liberando passagem gratuita a todos os cidadãos que têm carteirinha de estudante. Para se beneficiar, o usuário só precisava passar o documento no validador e a gratuidade era computada automaticamente. Na ocasião, houve ainda reforço na frota de ônibus, para contribuir com o deslocamento dos candidatos.
Leia também | Sarto é o candidato do PDT à reeleição de Fortaleza, diz Roberto Cláudio
Ainda este mês, a Câmara Municipal aprovou o passe livre estudantil, concedendo duas passagens gratuitas por dia útil para cada aluno portador de carteirinha de estudante. Durante o fim de semana e os feriados, o passe livre não vale, o que faz com que haja a necessidade da aprovação de um novo projeto de lei para permitir que o benefício possa ser utilizado no dia da prova do IFCE.
A rede municipal de ensino em Fortaleza registrou recorde no número de inscrições para participar do processo seletivo do IFCE, com mais de 6.200 alunos inscritos. Em 2022, o Município registrou 4.800 alunos inscritos e 177 aprovados no instituto federal.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<