Ícone do site Portal GCMAIS

Concurso público da Prefeitura de Caucaia aumenta vagas para povos originários

Concurso público da Prefeitura de Caucaia aumenta vagas para povos originários

Foto: Reprodução

O concurso público da prefeitura de Caucaia teve o número de vagas ampliado para povos originários, segundo informou o prefeito Vitor Valim durante reunião realizada nesta  com mais de 10 lideranças dos povos originários do município, Tapebas, Anacé, Quilombolas e Povos do Campo.

O primeiro edital, lançado em outubro deste ano, previa 40 vagas para pedagogos que atuarão diretamente com estas etnias. Agora, mais 60 vagas de professores com habilitações específicas se unem aos profissionais a serem selecionados, totalizando 100 vagas para profissionais da educação voltados para os povos originários.

“É com respeito ao nosso passado que escrevemos mais essa página, que ficará na história do nosso município. Não apenas contemplamos os povos originários como ampliamos as vagas para esta população. Com isso, as nossas crianças e jovens criam ainda mais vínculos com o espaço escolar, e aqueles que o fazem, pois se veem em seus educadores”, disse Vitor Valim.

“Hoje nós estamos contemplando essa grande realização que é o primeiro concurso com vagas destinadas aos indígenas, quilombolas e homem do campo”, disse Cassimiro Tapeba, liderança indígena. “O sentimento é de alegria”, reforça. Rosalho Silva, professor e representante do Povos do Campo, ressalta a importância de se ter um professor específico oriundo da própria comunidade para o ensino junto aos povos tradicionais: “Você vai passar a ter gente concursada dessas etnias, pessoas que conhecem a cultura, conhecem a comunidade, e poderão fazer um trabalho dessa educação diferenciada e voltada para esses povos”, ressalta.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Concurso público de Caucaia

Com o anúncio desta terça-feira (20), o concurso público de Caucaia contará com 1.963 vagas. Anunciado em outubro deste ano, essa será a primeira vez que o município disponibilizará vagas para os povos originários, contemplando indígenas, quilombolas e povos do campo, com edital específico.

A prova será aplicada 28 de janeiro de 2024 e as inscrições acontecem até o dia 30 de novembro, através do site da Fundação de Apoio a Cultura, a Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico – Fundação CETREDE, www.fundacaocetrede.ufc.br.

Leia também | Lula veta tese do marco temporal em lei aprovada pelo Congresso

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile