Ícone do site Portal GCMAIS

Floresta em Fortaleza é reconhecida como Posto Avançado da Mata Atlântica

Floresta em Fortaleza é reconhecida como Posto Avançado da Mata Atlântica

Fonte: Divulgação

A Floresta do Curió, em Fortaleza, foi reconhecida como Posto Avançado da Mata Atlântica no Ceará. Com esse reconhecimento homologado, o Ceará teve mais uma Unidade de Conservação estadual reconhecida como Posto Avançado do bioma brasileir. A homologação aconteceu durante o 32ª Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA/Unesco, que ocorre até o dia 25 de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Criada em 2006, a Área de Relevante Interesse Ambiental (Arie) Sítio Curió, como é popularmente conhecida como Floresta do Curió, está inserida no bairro Lagoa Redonda, no município de Fortaleza. Abriga uma exuberante mata de tabuleiro repleto de vegetação nativa, apresentando árvores de porte elevado e sub-bosque fechado. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do Ceará, ainda, pode-se dizer que a Floresta se caracteriza por possuir uma vegetação de transição entre serra, mar e sertão apresentando espécies de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

Além da vegetação que possibilita um clima bastante agradável, também é possível encontrar uma rica fauna silvestre. Durante a caminhada nas trilhas, encontram-se lagartos, jacus, saguis, serpentes, entre outros.

Durante o evento de homologação da Arie do Curió, o secretário executivo da Sema , Fernando Bezerra, fez a defesa da Arie cearense como Posto Avançado, o que foi aprovado por unanimidade dos conselheiros. A Sema inclusive já recebeu o banner de Posto Avançado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Publicidade

Ceará já possui outros três Postos Avançados de Mata Atlântica

Esta é a quarta Unidade de Conservação estadual a ser reconhecida como Posto Avançado. No dia 26 de maio de 2020, na 29ª Reunião do Bureau do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA) foram aprovados os outros três Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado do Ceará: a sede do Parque do Cocó, em Fortaleza, o Parque Botânico, em Caucaia, e o Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja, em Guaramiranga. Há ainda, no Estado, outro Posto Avançado: a Reserva Natural Serra da Pacavira, a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Maciço de Baturité.

Os Postos Avançados (P.A.) são verdadeiras “Vitrines” da Reserva da Biosfera e demonstram na prática a implementação dos princípios do Programa MAB da UNESCO. Para que um local (Áreas Protegidas, Centros de Pesquisa, Núcleos de Educação Ambiental e outros) seja reconhecido como P.A. da RBMA é necessário que ali se desenvolvam de forma permanente e exemplar pelo menos duas das três funções de uma Reserva da Biosfera (conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico). O título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA com validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado mediante processo bastante rigoroso. A grande procura pelo título e por sua renovação atestam o grande sucesso deste Programa desde sua criação em 1997.

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera (World Network of Biosphere Reserves) é a estrutura coordenada de reservas da biosfera, reconhecidas no âmbito do Programa Homem e Biosfera, da Unesco.

Leia também | Lula afirma que contribuição de países ricos para o meio ambiente não é favor

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile