Ícone do site Portal GCMAIS

Secretaria da Saúde ressalta importância de manter medidas de prevenção à covid

Secretaria da Saúde aponta aumento em casos de covid no Ceará

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) emitiu um aviso reforçando a importância de manter medidas de prevenção à covid-19, para evitar novos casos e agravamentos. A pasta lembra que a população deve completar o esquema vacinal contra o vírus e usar máscaras, principalmente em ambientes de atendimento de saúde e quando exibir sintomas gripais. Também destaca a importância de buscar atendimento e realização de testes, quando necessário.

Conforme o secretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), esses cuidados preservam principalmente a saúde de grupos mais vulneráveis, como os idosos. Ele comenta que a vacina bivalente é importante por induzir a produção de anticorpos capazes de neutralizar de modo eficiente a transmissão do vírus, incorporando também a subvariante ômicron , que continua em circulação.

“A última vacina disponível está atualizada contra as novas variantes da covid-19, incorporando sublinhagens da variante ômicron, que é a predominante em todo o mundo. Quem tomar a vacina atualizada, ou seja, completar a quinta dose, estará produzindo alguns anticorpos importantes para combater as variantes que circulam nesse momento. Nós precisamos nos proteger e proteger nossos entes queridos”, destaca o gestor.

A vacina contra a covid-19, apontada como um dos principais meios de prevenção à disseminação da doença, é recomendada para toda a população a partir dos seis meses de vida e o esquema vacinal varia conforme a faixa etária. A imunização está disponível nas unidades básicas de saúde, sendo necessário apresentar documento de identificação com foto para ter acesso.

De janeiro a outubro de 2023, o Ceará registrou 16.288 casos de covid-19. Entre 5 e 18 de novembro, foram contabilizados 226 casos, enquanto nas duas semanas epidemiológicas anteriores (22 de outubro a 4 de novembro) foram registradas 116 ocorrências. Notavelmente, durante as semanas epidemiológicas 43 a 46 (22 de outubro a 18 de novembro), não houve confirmação de mortes por covid-19. Ao longo do ano, foram registrados 76 óbitos relacionados à infecção.

Publicidade

Leia também | Vacina da covid-19 vai integrar o PNI e passará a ser obrigatória

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile