É possível encontrar bons descontos para comprar aquele sonhado bem de consumo
Black Friday 2023: Dia de descontos acontece nesta sexta-feira (24); confira dicas para fazer compras seguras
“Black Fraude” ou “Tudo pela metade do dobro”. Essas expressões mesclam pitadas de humor e ironia dos consumidores em referência à tradicional Black Friday que, em 2023, acontece nesta sexta-feira (24). Mas apesar das frustrações com esse evento importado dos Estados Unidos, é possível encontrar bons descontos para comprar aquele sonhado bem de consumo. E o mais importante: sem cair em golpes ou se endividar.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A mentora financeira Sílvia Machado recomenda: nada de clicar em links recebidos de terceiros. “Não compre em links recebidos por e-mail ou WhatsApp. Mesmo que sejam iguais àquela loja que você está acostumado, saia do link que você recebeu, entre no site oficial daquela loja e verifique se aquela promoção realmente é daquela loja. Tem muito golpe que você compra, paga e não vai receber nada. Aí com certeza vai sair caro demais”, afirmou.
Sílvia Machado diz que os consumidores devem aproveitar a Black Friday de forma consciente. Ela orienta os compradores a checar as finanças antes de gastar.
“Cheque quanto você já tem comprometido de parcelas de outras compras anteriores nas faturas de cartão deste mês e dos próximos dois, ou seja, veja quanto já está comprometido. Depois, estipule o quanto você pode gastar”, declarou.
Black Friday 2023 em Fortaleza
O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou, esta semana, a lista com preços de 210 produtos mais procurados na Black Friday, quando o comércio anuncia promoções e ofertas. Desde o mês de agosto, o órgão vem acompanhando a evolução de preços de bicicletas, celulares, notebooks, geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros produtos. Os dados foram coletados em lojas físicas da Capital, bem como no comércio virtual.
Confira a lista com os preços de produtos mais procurados na Black Friday
Os principais problemas encontrados na Black Friday são publicidade abusiva ou enganosa e o não cumprimento da oferta. Na sexta-feira (24), das 8h às 17h, o Procon fará um plantão para recebimento de denúncias da população. Consumidores podem tirar dúvidas e obter orientação sobre a Black Friday por meio da Central de Atendimento ao Consumidor, no telefone 151.
A presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, alerta que já há indícios de elevação de preços próximo ao evento que promete ofertas e promoções. “Durante esses três últimos meses, os técnicos do Procon fizeram um trabalho em campo de coletar preços e anúncios, que vão auxiliar o consumidor a identificar publicidade abusiva”. Ainda segundo a presidente, as empresas que anunciam falsas ofertas com o intuito de atrair o consumidor para uma promoção não verdadeira, podem responder a processo administrativo e serem multadas em até R$ 15 milhões.
Eneylândia também explica que o consumidor pode realizar pesquisa de preços em sites especializados que apresentam o comportamento de preços de diversos produtos nos últimos meses. “Outra dica é optar pelo pagamento em cartão de crédito, pois, ocorrendo algum problema de oferta não cumprida ou possível fraude em sites, é possível suspender o pagamento via empresa de cartão de crédito”, complementa a presidente. Ela orienta, ainda, a utilização de cartão de crédito virtual temporário no aplicativo da operadora de cartão. “É uma medida de segurança que pode evitar clonagem de dados do consumidor”, defende a presidente do Procon.
Variação de preços
Dos 210 produtos monitorados pelo Procon, alguns itens oscilaram nos preços. Um aparelho de ar condicionado (9.000 btus), por exemplo, subiu R$ 900,00. No início do mês de agosto, o item da mesma marca foi encontrado em loja física, no valor de R$ 2.199,00, enquanto que em novembro o aparelho de ar-condicionado passou a custar, na mesma loja, R$ 3.099,00, uma elevação de 40,92%. Já um notebook, de configuração “core 13, 4GB”, sofreu redução de R$ 1.000,00 entre agosto e novembro. O produto foi encontrado em loja física, no valor de R$ 3.099,00 no dia 4 de agosto. O mesmo item, na mesma loja, caiu para R$ 2.099,00, na última sexta-feira (17), uma retração de 32,26%.
Consumidores podem realizar denúncia pela Central de Atendimento ao Consumidor, discando o número 151, bem como no Portal da Prefeitura, no campo “Defesa do Consumidor”. Também é possível enviar denúncias de falsas promoções pelo aplicativo Procon Fortaleza, disponível nas plataformas Android e iOS.
Dicas
– Pesquise em sites de busca de preços o comportamento do valor do produto de seu interesse nos últimos meses;
– Registre os preços antes da Black Friday com prints da tela ou foto;
– Efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, clique no símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com (https://);
– Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada e números de telefone;
– Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking;
– Analise a descrição do produto e compare com outras marcas;
– É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);
– Nas compras pela internet, dê preferência ao pagamento com cartão de crédito, de forma parcelada. Isto pode ajudar o consumidor a pedir cancelamento da compra ou devolução de valores, caso seja vítima de golpes;
– Gere um cartão de crédito temporário no app de sua operadora. Geralmente, esses cartões servem somente para uma compra efetuada. Isto reduz a possibilidade de clonagem de dados e senhas.
Direitos
– Produto em promoção ou liquidação possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
– Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
– Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
– No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
– A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
– A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
– A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
– Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
– Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.
Leia também | Procon realiza plantão para denúncias de preços abusivos na Black Friday nesta sexta-feira (24)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Servidor do INSS denunciou, em 2020, no Governo Bolsonaro, os descontos ilegais nos benefícios dos aposentados

Açaí cultivado no Ceará ganha força em Paracuru e mira mercado internacional

Custo de ‘cesta ideal’ para uma alimentação saudável chega a R$ 432 em abril, diz estudo
