Ícone do site Portal GCMAIS

Turistas de Goiás são salvos de afogamento com ajuda de surfistas na Praia do Futuro

Três turistas de Goiás são salvos de afogamento por surfistas que davam aula na Praia do Futuro, em Fortaleza

Foto: Reprodução/Cícero Júnior

Três turistas do estado de Goiás que estavam se afogando durante um banho de mar na Praia do Futuro, em Fortaleza foram resgatados por surfistas que davam aula no local na manhã deste domingo (26). As vítimas são dois irmãos e um primo. Após terem sido colocados em segurança na prancha, o professor de uma escola de surf da região realizou a gravação do momento em que eles chegavam à faixa de areia.

Trabalhando na área de fotografia aquática há 17 anos, o surfista Cícero Júnior informou ao GCMais que sempre leva a câmera para gravar os alunos no momento das aulas, com o objetivo analisar posteriormente as imagens e corrigir falhas. Mas foi justamente em meio a uma dessas aulas que ele percebeu que havia duas pessoas pedindo socorro e resolveu agir rapidamente.

“A princípio nós vimos uma pessoa levantando a mão e pedindo socorro. Na sequência, avistamos mais duas pessoas em afogamento. Eles estavam todos juntos, eram dois irmãos e um primo. Eles foram puxados pela correnteza de retorno. Primeiramente deixamos nossa aluna em terra firme, em local seguro e logo seguida retornamos ao mar”, relata.

Cícero afirma ainda que pediu a ajuda de outro colega para resgatar os dois primeiros homens. A terceira vítima já foi trazida para se apoiar na prancha com a ajuda dos salva-vidas.

“Eu e meu professor entramos no mar em busca de fazer o resgate, então nós pegamos duas das vítimas e o terceiro nós não conseguimos pegar porque a correnteza levou muito forte, nós iríamos pegar ainda, mas iria demorar mais, nessa hora chegou o bombeiro para auxiliar no resgate e desta forma foi feito o resgate da terceira vítima”, detalha.

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Emoção após o resgate de turistas

No vídeo registrado pelo professor após o salvamento, é possível ver as três vítimas bastante emocionadas e o tempo todo cumprimentando os bombeiros e os surfistas. Na chegada em terra firme, houve abraços e muitos agradecimentos a todos os envolvidos no resgate.

De acordo com Cícero, a filha de um dos turistas resgatado está fazendo aniversário neste domingo e chegou a afirmar que seria uma tragédia sem tamanho se algo de pior tivesse aconteceu ao pai dela em plena data comemorativa.

“Ao sairmos o mais emocionante foi ver as vítimas que vieram até a mim e agradeceram por sermos os primeiros a avistá-los. Eles comentaram que nasceram novamente naquele momento, pois ali além do salvamento seria o aniversário da filha dele hoje, eu fiquei emocionado e as lágrimas foram inevitáveis”, afirma.

Surfistas já participaram de outros resgates na Praia do Futuro

Esta não é a primeira vez que Cícero e outros professores da escolinha de surf presenciam casos de afogamento. Em muitas outras vezes ele os colegas já precisaram ajudar muitas outras vítimas que estavam em afogamento durantes as aulas no trecho de mar onde ele costuma ministrar as aulas e fazer os registros fotográficos. Entretanto, além de ter sido um momento emocionante, este resgate foi o primeiro envolvendo três vítimas.

“Sempre acontece de a gente fazer salvamentos, a gente já faz salvamento de duas pessoas, normalmente de duas, mas de três, acho que foi a primeira vez, mas de duas pessoas já fizemos várias vezes. E sempre acontece na Praia do Futuro esses casos”, diz.

Além de ter experiência com o mar, os professores recebem orientações sobre salvamento através de um curso ministrado no local pelos bombeiros. Desta forma também são orientados a trabalhar sempre com prevenção aos banhistas.

“A gente mora aqui, a gente vive isso, vê isso o tempo todo, a gente alerta, trabalha com prevenção também. A gente também tem curso dos bombeiros. Eles dão um curso em escolas de surf. O nome do curso é Surf Salva. Ele nos prepara para fazer esse tipo de salvamento também. Daí junta já com a experiência que a gente tem de mar, de viver dentro do mar todos os dias, em qualquer situação. A gente está apto a fazer esses salvamentos”, conclui.

Leia também | Queda de avião de pequeno porte deixa 12 mortos no Acre

 

Sair da versão mobile