REVERSÃO DA VENDA

Após ser reintegrada à Petrobras, Lubnor vai receber novos investimentos, diz Jean Prates

A privatização da Lubnor pela Petrobras envolvia ainda uma disputa por parte da Prefeitura de Fortaleza para reaver o território cedido.

Compartilhe:
27 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT) gravou um vídeo nesta segunda-feira (27) comentando sobre a decisão pela rescisão do contrato de venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), em Fortaleza. Prates destacou que a Lubnor já foi reintegrada ao parque de refino da Petrobras e deve receber novos investimentos da estatal.

Após ser reintegrada à Petrobras, Lubnor vai receber novos investimentos, diz Jean Prates
Foto: Reprodução

“Agora vamos iniciar imediatamente as análises de investimento para nossa Lubnor, que recebe e dá valor ao petróleo pesado da nossa produção. Vamos celebrar porque a Lubnor fica no Sistema Petrobras. A Petrobras fica no Ceará, a Petrobras fica em Fortaleza, um capítulo turbulento da nossa história se encerra”, afirmou Prates.

Desde o anúncio da venda da Lubnor, feito em maio de 2022 pelo governo Jair Bolsonaro (PL), petroleiros têm realizado movimentações contra a privatização, incluindo diversas audiências públicas e aluguel de outdoors contra a medida.

O fato de a refinaria ficar parcialmente localizada em terrenos da Prefeitura de Fortaleza da União foi fundamental para a rescisão da venda. A negociação não levou em consideração que instalações da fábrica estão localizadas em terrenos de propriedade tanto da Prefeitura de Fortaleza quanto da União, que haviam sido cedidos temporariamente à Petrobras.

“As questões fundiárias de grande complexidade que envolviam dois entes federativos distintos com relação aos terrenos onde ela está localizada não foram resolvidas no prazo avençado. E como essa condição de regularização fundiária não foi atingida, o contrato é rescindido”, disse Prates em vídeo publicado nas redes sociais.

Na época do anúncio da venda da refinaria, a Prefeitura informou em nota que aguardava a confirmação da venda para buscar acordo sobre a porção do terreno cedida pelo município à Petrobrás, na época da implantação do empreendimento, na década de 1970. Com a venda para a iniciativa privada, a cessão perde validade. Com isso, caso a venda se efetivasse, o município teria que ressarcido ou ter de volta a posse do terreno.

Cerca de 30% da área total, correspondendo a 60.489,98 m², é formada por quatro agrupamentos de ruas incorporados ao empreendimento por meio da lei nº 4.416 (26/09/1974)

Sobre a Lubnor

Localizada em Fortaleza, no estado do Ceará, a Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) tem capacidade de processamento autorizada de 8,2 mil barris por dia, sendo uma das líderes nacionais em produção de asfalto. É também a única unidade de refino no país a produzir lubrificantes naftênicos.

Leia também | Prefeitura aguarda confirmação da venda da Lubnor para buscar acordo sobre 30% do terreno cedido pelo município

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.