Ícone do site Portal GCMAIS

Cenário do El Niño no Ceará será discutido no Palácio da Abolição nesta terça-feira (28)

Cenário do El Niño no Ceará será discutido no Palácio da Abolição nesta terça-feira (28)

Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

O Governo do Ceará realiza, nesta terça-feira (28), às 9h, no Palácio da Abolição, uma reunião para discutir o cenário atual do El Niño e seus impactos para 2024, além de divulgar ações preventivas e estruturantes implementadas pelas secretarias de governo. Na última semana, o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, comentou a perspectiva de ocorrer uma seca no estado no próximo ano.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Não há mais dúvidas, teremos uma seca no ano que vem. A Funceme foi a primeira instituição a alertar sobre isso há um bom tempo e agora provamos que não há possibilidade de termos uma boa quadra chuvosa com o cenário que temos hoje”, disse ele na última terça-feira (21).

Na ocasião, foi realizada a 114ª Reunião Ordinária do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh). O encontro, que aconteceu no auditório da Cogerh, na capital cearense, discutiu o aporte hídrico do estado, além das perspectivas do El Niño na quadra chuvosa do ano que vem e a previsão de seca apontada pela Funceme.

Eduardo Sávio comenta que os números a que a entidade hoje tem acesso atestam o que já estava previsto: aumento na temperatura do oceano, causando o fenômeno conhecido por El Niño. “Será impossível termos um bom aporte e deveremos trabalhar nisso, colocando em prática nossos aprendizados obtidos nos anos de seca”, disse ainda.

No que diz respeito à situação das reservas hídricas do Ceará, o diretor de operações da Cogerh, Tércio Dantas, ressaltou que o Ceará deve chegar ao fim da quadra chuvosa de 2024 abaixo de 30% de sua capacidade – considerando aporte nulo. Hoje em dia, o estado tem um percentual equivalente a 40% da capacidade total.

Publicidade

“É importante destacar que nos últimos tempos tivemos uma grande quantidade de obras, como melhoramento de sistema de bombeamentos e construção de adutoras. A Cogerh esteve se preparando para momentos como esse, de forma que chegue água suficiente para a casa das pessoas”, diz ele, ainda.

Cenário do El Niño no Ceará

O estado do Ceará está se preparando para enfrentar o que pode ser um dos piores cenários de seca em 2024, com impactos diretos na agricultura. A previsão é baseada no aquecimento das águas do Oceano Atlântico Norte, conhecido como El Niño, indicando a probabilidade de um inverno fraco. Com isso, municípios do interior foram alertados, e os órgãos ligados à agricultura, pecuária e fornecimento de água estão trabalhando em alternativas de abastecimento para as comunidades rurais.

A situação dos reservatórios de água é crítica e previsão é de pouca chuva para 2024, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Se confirmada, as reservas hídricas do estado podem cair de 40% para 30%, e alguns reservatórios podem atingir o volume morto.

Leia também | Ceará deve ter chuvas nos últimos dias de novembro, aponta Funceme

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile