O prefeito José Sarto (PDT) assina nesta segunda-feira (27) a ordem de serviço das obras para aprimorar a drenagem de água da chuva na Avenida Heráclito Graça. Em cerimônia no local da obra, o prefeito vai oficializar o documento que prevê as mudanças, que incluem a construção de um reservatório subterrâneo para conter as cheias.
Na primeira etapa de implementação do projeto, já iniciada pelo poder público, são executadas intervenções em dois trechos: na rua Gonçalves Lêdo, com a construção de um novo sistema de drenagem; e na Av. Heráclito Graça, com a construção de uma via de acesso local em um dos lados da calçada da avenida.
O projeto, conforme a Prefeitura de Fortaleza, utiliza uma tecnologia inédita na capital. O investimento total é de aproximadamente R$ 24 milhões e as obras terão duração de até 11 meses.
Leia mais | Fortaleza registra redução de 58% nas mortes no trânsito, menor índice em 20 anos
Com as modificações, na primeira etapa do projeto, o trânsito é afetado. A Rua Gonçalves Lêdo passa a ser bloqueada no trecho entre a Rua Pero Coelho e a Av. Heráclito Graça. No período das obras, os motoristas devem dobrar à direita na Rua Fiúza de Pontes e à esquerda na Rua Nogueira Acioli para acessar à Avenida Heráclito Graça.
Além disso, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que as linhas 713- Rio Mar Papicu/ João XXIII e 753-Cidade 2000/Sargento Hermínio passarão a seguir o desvio sugerido pela AMC.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Projeto de drenagem na Av. Heráclito Graça
O sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento de 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gradativamente e direcionado até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista.
Além disso, o asfalto será substituído por piso intervalado e serão implementadas calçadas acessíveis e niveladas, para facilitar a passagem dos pedestres. Pelo mesmo projeto, será requalificada a Praça Bárbara de Alencar.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<