Ícone do site Portal GCMAIS

Sarto assina ordem de serviço para obras de drenagem na Heráclito Graça

Sarto assina nesta segunda (27) ordem de serviço para obra de drenagem na Heráclito Graça

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O prefeito José Sarto (PDT) assina nesta segunda-feira (27) a ordem de serviço das obras para aprimorar a drenagem de água da chuva na Avenida Heráclito Graça. Em cerimônia no local da obra, o prefeito vai oficializar o documento que prevê as mudanças, que incluem a construção de um reservatório subterrâneo para conter as cheias.

Na primeira etapa de implementação do projeto, já iniciada pelo poder público, são executadas intervenções em dois trechos: na rua Gonçalves Lêdo, com a construção de um novo sistema de drenagem; e na Av. Heráclito Graça, com a construção de uma via de acesso local em um dos lados da calçada da avenida.

O projeto, conforme a Prefeitura de Fortaleza, utiliza uma tecnologia inédita na capital. O investimento total é de aproximadamente R$ 24 milhões e as obras terão duração de até 11 meses.

Leia mais | Fortaleza registra redução de 58% nas mortes no trânsito, menor índice em 20 anos

Com as modificações, na primeira etapa do projeto, o trânsito é afetado. A Rua Gonçalves Lêdo passa a ser bloqueada no trecho entre a Rua Pero Coelho e a Av. Heráclito Graça. No período das obras, os motoristas devem dobrar à direita na Rua Fiúza de Pontes e à esquerda na Rua Nogueira Acioli para acessar à Avenida Heráclito Graça.

Publicidade

Além disso, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que as linhas 713- Rio Mar Papicu/ João XXIII e 753-Cidade 2000/Sargento Hermínio passarão a seguir o desvio sugerido pela AMC.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Projeto de drenagem na Av. Heráclito Graça

O sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento de 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gradativamente e direcionado até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista.

Além disso, o asfalto será substituído por piso intervalado e serão implementadas calçadas acessíveis e niveladas, para facilitar a passagem dos pedestres. Pelo mesmo projeto, será requalificada a Praça Bárbara de Alencar.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile