Ícone do site Portal GCMAIS

Cearense é o único aluno de escola pública do Brasil em olimpíada internacional de ciências

Cearense é o único aluno de escola pública do Brasil em olimpíada internacional de ciências

Foto: Reprodução

Um cearense será o único aluno de escola pública a representar o Brasil na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO, do inglês International Junior Science Olympiad). Sanzio Fechine, estudante de 14 anos do Colégio da Polícia Militar do Ceará, embarcou na manhã desta terça-feira (28) para a Tailândia, onde ocorre a competição.

Para a TV Cidade Fortaleza, o garoto relatou estar nervoso antes da viagem de 36 horas, que inclui escalas. Ele nunca andou de avião e nunca saiu do Brasil. “Estou ansioso pra fazer a prova e espero trazer uma medalha pra representar o Brasil”, disse ele. O estudante cearense conta ainda que tem interesse especial pela área da biologia, gostando bastante também de química e física.

Ele embarcou com o uniforme da instituição de ensino – que tem como diretor o tenente-coronel Fechine, que vem a ser seu pai. “Estou atualmente como diretor do Colégio da Polícia e é uma honra, algo que nem dá pra dimensionar, o valor dessa viagem que ele vai fazer agora, representando nosso estado, nosso país”, diz ele, tomado por emoção. “Emocionante pra gente, como direção, e também como pai. A gente fica na expectativa.”

Sanzio Fechine, de apenas 14 anos de idade, cursa o oitavo ano do ensino fundamental. Em 2023, a 20ª edição da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências deve contar com a participação de delegações de mais de 50 países, representando todos os continentes. A prova da seletiva da Olimpíada Internacional aconteceu no último dia 3 de setembro nas sedes nacionais, nas cidades de São Paulo e Fortaleza. A Olimpíada em si acontece de 1º a 10 de dezembro de 2023, em Bangkok, na Tailândia.

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias < < <

Publicidade

Leia também | Estudantes fazem rifa com camisas do Fortaleza para participar de olimpíada internacional

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile