O Papa Francisco teve que cancelar a viagem que teria feito a Dubai para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, ou COP28, da Organização das Nações Unidas (ONU). O cancelamento aconteceu devido a ordens médicas, conforme divulgou o Vaticano nesta terça-feira (28).
“Embora o estado clínico do Santo Padre tenha melhorado em relação à sua condição gripal e inflamação do trato respiratório, os médicos pediram que o Papa não faça a viagem a Dubai, planejada para os próximos dias”, diz o comunicado oficial. “A radiografia descartou uma pneumonia, mas mostrou uma inflamação pulmonar que estava provocando dificuldades respiratórias. Para aumentar a eficácia da terapia, o tratamento com antibióticos está sendo administrado por via intravenosa”, pontua ainda.
No entanto, conforme o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o pontífice apresenta quadro de saúde estável e está bem.
Ele teve que fazer uma cirurgia no intestino em 2021. O líder da Igreja Católica teve que ser hospitalizado em duas ocasiões neste ano, uma delas para um procedimento cirúrgico. O estado de saúde de Francisco tem mostrado piora nos últimos meses, fazendo com que ele tenha que fazer uso de uma cadeira de rodas. A situação faz surgirem especulações sobre possível renúncia ao cargo.
Francisco teria feito um discurso na Conferência do Clima no sábado (1º), no que seria a primeira participação de um papa no evento da Organização das Nações Unidas. Na ocasião, ele faria um apelo para os países reduzirem drasticamente as emissões de gases poluentes no meio ambiente, pela preservação do planeta.
Leia também | “Peçamos com amor por todo o povo brasileiro”, diz Papa Francisco no Dia de Nossa Senhora Aparecida
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<