Ícone do site Portal GCMAIS

Conta de luz terá bandeira verde em dezembro, sem cobrança de taxa extra

Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida terão conta de luz mais barata; saiba como se cadastrar

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A bandeira tarifária das contas de luz continuará verde no mês de dezembro. Isso significa que não haverá cobrança extra na conta de energia dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a manutenção da tarifa mais barata no próximo mês, fica consolidada a previsão da Agência de bandeira verde em todo o ano de 2023.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A conta de luz está sem taxas adicionais desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias sinalizam os custos variáveis da geração de energia elétrica. Quando a conta é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando aplicadas as bandeiras amarela ou vermelha, a conta sofre acréscimos, respectivamente, de 2,98 a 9,79 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Conta de luz com bandeira verde

Quando o consumo de energia cresce demais ou os reservatórios ficam mais vazios, o governo precisa acionar as usinas térmicas, que produzem uma energia mais poluente e mais cara. Aí, são acionadas as bandeiras amarela ou vermelha, que indicam um aumento na conta, para que o consumidor ajude a pagar essa despesa extra. Isso, porém, não acontece desde março do ano passado.

Publicidade

Leia também | Taxa do Lixo: 5ª parcela vence nesta quinta-feira (30) em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile