Ícone do site Portal GCMAIS

Assinado acordo de cooperação técnica para implementação do campus do ITA em Fortaleza

Camilo, Elmano e Defesa assinam acordo para implementar campus do ITA no Ceará

Foto: Reprodução

Os ministérios da Educação e da Defesa assinaram nesta terça-feira (28) um  acordo de cooperação técnica de consolidação de ações para iniciar a implementação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, no Ceará. No ato estiveram presentes o ministro Camilo Santana, José Múcio, o governador do Ceará, Elmano de Freitas e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

“Assinei hoje o Acordo de Cooperação Técnica de consolidação de ações para iniciar a implementação de um campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA, na capital Fortaleza (CE). O Acordo envolve uma série de ações que buscam garantir que o estado do Ceará tenha as condições necessárias para receber um campus do ITA, com pleno funcionamento e garantindo que os futuros alunos, professores e demais colaboradores da instituição tenham acesso as melhores estruturas e equipamentos”, escreveu Camilo em uma publicação nas redes sociais.

Na ocasião, Camilo afirmou ainda que este é um passo importante para o fortalecimento desse projeto que, além de um reconhecimento aos índices positivos da educação do Nordeste, vai fomentar a pesquisa científica e proporcionar mais avanços aos estados nordestinos.

Ceará é destaque em aprovação no ITA

O Ceará é destaque em aprovações do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ocupando uma média de 40% das vagas, por isso, a segunda sede do Instituto será construída no prédio da Base Aérea de Fortaleza. O relatório que apontou a viabilidade da instalação foi aprovado e apresentado no início de outubro.

A expectativa é de que no próximo ano aconteça o primeiro vestibular da unidade do ITA no Ceará. Apesar de não haver uma definição de quais cursos vão ser ofertados , o ministro da Defesa José Múcio confirmou que o instituto terá a mesma qualidade da sede em São José dos Campos, em São Paulo.

Publicidade

O estudante Aécio Cardoso já acumula dez aprovações em vestibulares de medicina, mas o seu foco e preparação maior é para conseguir uma vaga no ITA.

“Sabe quando você vê aquela coisa voando e você imaginando como aquilo sai do chão? Eu sempre quis entender como isso funciona. Eu me vejo construindo isso e o ITA para mim é a oportunidade de conseguir tal feito”, diz

O engenheiro aeronáutico, Emílio Matsuo, formado pelo ITA passou 38 anos trabalhando na Embraer. Para ele, toda a experiência adquirida se deve à formação que teve no instituto.

“Não foram engenheiros comuns que saíram dessa escola e sim engenheiros munidos de conhecimento aeronáutico de excelência. Essa riqueza foi transferida e praticada dentro dos escritórios , hangares e corredores da Embraer e levou a empresa a terceira potência aeronáutica mundial”, afirma.

O ITA em Fortaleza

O excelente desempenho dos candidatos de Fortaleza nos últimos vestibulares do ITA fez com que o Governo aprovasse a instalação de um campus da instituição na antiga Base Aérea de Fortaleza.

Um relatório técnico avaliou as estruturas físicas do equipamento e concluiu que ele está apto a receber o ITA. O documento seguiu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde deve receber os encaminhamentos necessários.

Sobre o ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica, localizada na cidade de São José dos Campos, São Paulo. A Instituição é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos. Uma de suas grandes características é o percentual de aprovações por estudantes de escolas cearense, representando uma média aproximada de 40%.

Nesse contexto, considerando o alto índice de aprovação no ITA por alunos oriundos de escolas cearenses, somado à infraestrutura já existente e relevante da Força Aérea Brasileira, vislumbrou-se a possibilidade de cooperação entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Educação, com vistas a ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de educação de alto nível na região, adotando o ITA como referência.

Leia também | Mais de R$ 500 milhões vão ser repassados a professores da rede pública do Ceará em 2025

> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

Sair da versão mobile