CIDADES

Semáforos apagados e alagamentos são registrados em manhã de chuva em Fortaleza

AMC ressaltou que, em casos de instabilidade semafórica, agentes e operadores de tráfego são direcionados para os trechos com maior circulação

Compartilhe:
28 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

A manhã desta terça-feira (28) foi marcada por transtornos no trânsito e alagamentos em Fortaleza devido à chuva persistente que começou ainda na madrugada. A cidade enfrentou semáforos apagados e alagamentos, resultando em diversos pontos de engarrafamento e complicações para pedestres que tentavam atravessar trechos congestionados.

Semáforos apagados e alagamentos são registrados em manhã de chuva em Fortaleza
Foto: Reprodução

Os impactos foram notados em várias regiões da cidade, incluindo a Avenida Rogaciano Leite, Avenida 13 de Maio com Rua Carapinima, Pontes Vieira próximo à Assembleia Legislativa do Ceará e no cruzamento da João Pessoa com Costa Mendes, entre outros cruzamentos. Os atrasos na linha do VLT Parangaba Mucuripe chegaram a ser superiores a 10 minutos, causando preocupação entre os usuários do transporte público.

Chuva causa alagamentos em Fortaleza

Na avenida Augusto dos Anjos com Rua Aluísio Azevedo no bairro Jóquei, apresentou alagamentos que foram registrados em vídeos por motoristas que passavam no local.

No final da manhã, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) divulgou que 3,6% dos 1076 semáforos da cidade apresentam instabilidade devido a oscilações na rede de energia. Das 96 ocorrências registradas até o momento, todas foram ocasionadas por falhas elétricas. As equipes da AMC, em colaboração com a Enel, solucionaram 58 casos, enquanto 38 ainda aguardam reparo.

A AMC ressaltou que, em casos de instabilidade semafórica, agentes e operadores de tráfego são direcionados para os trechos com maior circulação, a fim de auxiliar os condutores no trânsito nas áreas de jurisdição municipal.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A orientação para os condutores é seguir a regra geral de circulação, conforme estabelecido no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em locais não sinalizados, a preferência de passagem é do veículo que vem pela direita, visando garantir a fluidez e a segurança no trânsito em meio às adversidades climáticas.

Sobre a Linha do VLT Parangaba-Mucuripe, o Metrofor informou que foram apresentados atrasos nas viagens nesta manhã de terça-feira (28) em razão da chuva no início da manhã. Segundo o órgão, a situação “implica em uma pequena redução de velocidade de operação, e também provoca maior lentidão no embarque e desembarque de passageiros. O atraso, que no momento é de cerca de 10 minutos, deve ser normalizado no decorrer do dia”.

Previsão do tempo

A Funceme já havia alertado sobre o aumento da nebulosidade em todo o estado ao longo desta semana e possibilidade de chuva no litoral de Fortaleza. As precipitações, mais expressivas, estavam previstas para atingir a região do Cariri, sul da Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns durante o período da noite e madrugada. Para as demais regiões, esperava-se chuvas isoladas de intensidade fraca durante os períodos da madrugada, manhã e tarde.

As áreas de instabilidade originadas do leste do Nordeste, a formação de um novo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e os efeitos de brisa (terrestre e marítima) foram apontados como responsáveis pelas chuvas previstas. Vale ressaltar que essas precipitações podem estar acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A previsão para as tardes de terça e quarta-feira indicava temperaturas máximas entre 31 e 35°C em alguns municípios, especialmente nas regiões da Jaguaribana, do Sertão Central e Inhamuns, do Cariri, do Litoral Norte e da Serra da Ibiapaba. Enquanto nas madrugadas e início das manhãs, as temperaturas mínimas ficariam entre 19 e 22°C nas áreas de serra do Maciço de Baturité, na Serra da Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns, e no Cariri. Em Fortaleza e Região Metropolitana, as temperaturas máximas seriam em torno de 32ºC, com mínimas de 24ºC.

Durante a tarde de terça-feira, na região centro-sul do estado, esperava-se uma umidade relativa do ar superior a 35%, enquanto para os municípios próximos à faixa litorânea, a umidade relativa deveria ser superior a 50%. A velocidade máxima do vento estava prevista para a faixa litorânea e regiões de serra, com valores entre 35 e 50 km/h.

Leia também | 75% dos peixes que vivem no rio Cocó possuem fragmentos de plástico no trato digestivo

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.